O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno

Função sexual dos homens obesos

Resultados de estudo, re-centemente publicados no Jornal da Associação Ameri-cana de Medicina, demons-traram que em homens o-besos que apresentavam disfunção erétil, a redução do peso e a mudança do es-tilo de vida melhoraram a função sexual. Existe uma associação entre obesidade e função sexual em homens, que é independente das do-enças relaciona-das à obesida-de, como dia-bete, hiperten-são ou hiperli-pidemia (o au-mento de gordu-ra no sangue). Ou seja, a obesi-dade em si, po-de interferir so-bre o desem-penho sexual.
Para testar se a redução do peso e a mudança do estilo de vida poderiam promover algum benefício sobre a fun-ção sexual, previamente comprometida, pesquisa-dores da Universidade de Nápolis, na Itália, acompa-nharam, durante três anos, homens obesos com disfun-ção erétil, sem diabete, hi-pertensão ou hiperlipide-mia, e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Estes pacientes foram di-vididos em dois grupos: o primeiro, chamado de inter-venção, recebeu instruções detalhadas de como reduzir 10% ou mais do peso total, através da diminuição da ingestão alimentar e do aumento da atividade física. O segundo grupo, chamado de contro-le, recebeu somente infor-mações generalizadas so-bre os benefícios para a saú-de, produzidos pelo exercí-cio e pela escolha de uma a-limentação equilibrada, in-formações essas sem nenhum de-talhamento.
Após dois a-nos, o grupo in-tervenção apre-sentou uma re-dução do peso (avaliado pelo IMC) e um au-mento de ativi-dade física (me-dida por minu-tos de atividade física por semana). No grupo controle não houve modificação no peso e na atividade física.
No grupo controle (os que não haviam reduzido o peso e nem aumentado a atividade física), este índice ficou inalterado (ou seja, continuou baixo).
O resultado deste estudo deve servir como mais um incentivo para os indivídu-os obesos alterarem os pa-drões alimentares, melho-rando assim a saúde e a qualidade de vida.
Um ótimo final de sema-na a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário