O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De olhovivo na Saúde

Seu filho pode sofrer de tecnoestresse, saiba o que é

Atender celular, redigir e-mail, bater papo no MSN, atualizar o Twitter, colocar fotos no Orkut, jogar vi-deogame, e haja vírgula para listar tudo o que crianças e adolescentes são capazes de fazer ‘ao-mesmo-tempo-agora’. Até aí, tudo bem: eles são a “geração digital” - nasceram quando já existia a Internet, nem imaginam como era “aquela época em que não havia celular”.
O problema é quando o excesso de conectividade co-meça a atrapalhar rendimento escolar, atividades de ro-tina e interações sociais: é o chamado tecnoestresse. “Por fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o jovem acaba ten-do dificuldade de se concentrar. Ele não sabe mais onde leu ou viu tal assunto, a informa-ção começa a ficar dis-persa e ele tem dificuldades de reter conhecimento”, explica Evelyn Eisenstein, diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Ado-lescência e Saúde.
Uma das coisas que a pediatra mais vê no consultó-rio são pais reclamando que os filhos não estudam: “Eles usam o tempo de que dispõem para navegar na Internet, inclusive a hora de dormir”. O resultado é desastroso: como dormem mal à noite, ficam com sono durante as aulas e não conse-guem se concentrar nos estudos. “O vocabulá-rio usado na Internet também é ruim para esses jovens. O adoles-cente já não sabe mais como se comunicar, tem dificuldade até na es-crita, pois usa pouco o papel e a caneta.
Alguns mal sabem escrever e cometem a-trocidades na hora que precisam redigir uma redação”, preocupa-se Evelyn.

Proibir não é solução
Mas engana-se quem pensa que a solução é proibir. O ideal é conversar com os filhos e impor limites. As crianças precisam de interação humana. Muitas vezes, se viciam na tecnologia pois sentem falta de ter com quem conversar. Para saber se o jovem está sofrendo de tecnoestresse, é preciso ficar atento aos sintomas do problema: baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e certa agressividade ao ficar longe do computador são alguns deles.

Estresse provocado pela tecnologia
A tecnologia, segundo o dicionário Aurélio, signifi-ca o conjunto de conhecimentos que se aplicam em diferentes atividades. Esse conjunto de conhecimento técnico e científico esta presente desde a descoberta da primeira ferramenta qual foi melhorada após um tempo e a partir dela, posteriormente, foram feitas outras específicas. O tecnoestresse é um problema provocado por qualquer tipo de estimulo tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário