O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GERAL - Comissão discute protestos de fumicultores na Região Sul

Uma série de protestos está sendo feita há uma semana por fumicultores da Região Sul do país, insatisfeitos com a classificação do produto; encontro entre produtores deve achar soluções.

(Arquivo/Jornal Içarense)


(Divulgação/Jornal Içarense)

A Comissão Interestadual dos Produtores de Tabaco reuniu-se nesta terça-feira, dia 22, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAE-SC), em São José, para fazer uma avaliação de como está se procedendo a co-mercialização do fumo nos três estados do Sul.
Além disso, foi feita a a-nálise da qualidade da safra e também dos reais motivos de descontentamento por parte de alguns produtores catarinenses.
A reunião teve início às 8h30min, transcorreu durante todo o dia, e deve continuar nesta quarta-feira, dia 23. “Pela manhã, os integrantes da comissão reuniram-se e foram discutidos os encaminhamentos. Além disso, avaliamos a si-tuação da comercialização do fumo nas diferentes regiões. Até o momento nenhuma solução definitiva foi acertada”, explicou, du-rante a tarde de ontem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara e integrante da comissão, Jair D´Estéfani.
Os dirigentes das empresas fumageiras também foram convocados para o en-contro. Eles começaram a chegar ao local no início da tarde. “Estamos pedindo que eles melhorem a classi-ficação do produto. Temos que achar uma solução. Pois, não adianta ficarmos parados. Talvez nesta quarta-feira consigamos entrar em um entendimento com os sindicatos que es-tão promovendo a greve”, disse D´Estéfani.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Tra-balhadores Rurais de Içara o bloqueio da entrada de caminhões com fumo nas empresas, promovido pelos fumicultores descontentes, está fazendo com que o produto estocado estrague. “O produto está estragando porque eles não permitem o transporte. Es-tamos tendo muito prejuízo. Mas, isso já não é uma questão política. Temos que resolver na base do diálogo”, argumentou D´Estéfani.
A expectativa é de que uma solução seja divulga-da ainda hoje. “Caso não encontremos solução, uma grande assembleia será convocada, chamando os produtores e sindicatos que aderiram à mobiliza-ção. Pois, não são todos que concordam com o bloqueio”, observou o integrante da comissão.
A comissão é composta pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura nos Estados de Santa Catarina (Fetaesc), do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e do Paraná (Fetaep), pelas Federações da Agricultura nos Estados de Santa Catarina (Faesc), do Rio Grande do Sul (Farsul), e do Paraná (Faep) e pela Associação dos Fumicul-tores do Brasil (Afubra).
Em Santa Catarina, são 55 mil agricultores produtores de tabaco e, por recomendação da FETAESC, os dirigentes sindicais dos trabalhadores rurais conta-taram os fumicultores em seus municípios para obterem um diagnóstico preciso da produção e comercia-lização na atual safra.
Recentemente, a Comissão Interestadual dos Produtores da Região Sul, assinou o protocolo de comer-cialização da safra 2010/11 com a maioria das empresas, onde foi estabelecido reajuste de 10% na tabela.
O acordo também garante a compra de toda a safra contratada, o pagamento em quatro dias úteis, pagamento do frete, seguro da carga, aval dos financiamentos, fornecimento de in-sumos e assistência técnica e fiscalização da classificação por órgãos oficiais. Com informações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário