O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

GERAL - Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas

As oito escolas da rede municipal de ensino de Içara abriram as portas nesta segunda-feira para receber os mais de cinco mil alunos; e o JI conferiu como foi a recepção na Escola Angelo Zanellato.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os alunos da rede municipal de ensino de Içara voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 21.
De acordo com a diretora da E.M.E.F. Angelo Za-nellato, Dalva de Mello Martignago, todas as escolas da rede vão trabalhar durante o ano o tema literatura. “Cada instituição vai abordar o tema de uma forma diferente. O projeto vai focar na literatura do município, pois Içara faz 50 anos, e as escolas querem resgatar a história da cidade”, explica Dalva.
No primeiro dia de aula na instituição do bairro Primeiro de Maio, os alunos foram recebidos com uma peça literária, apresentada pela professora de Criciúma, Ana Maria Ma-naus Teixeira.
“A peça é uma contação de histórias criada para o projeto Museu vai à Escola. Ela visa à valorização do patrimônio histórico e cultural. Mostro que, através das brincadeiras e brinquedos, as crianças passam o patrimônio à diante”, diz Ana, que é mãe de Davi, de quatro anos, e Sofia, de um ano, e formada em História.
A coordenadora pedagógica da escola, Lúcia Mendes Topanotti, conta que os alunos interagiram bastante na peça. “Eles brincaram de trava-língua, acompanharam as cantigas. Enfim, participaram diretamente do evento”, observa.
Segundo a diretora, os estudantes já estavam ansiosos pelo retorno das aulas e o primeiro dia foi tran-quilo. O único impasse que a direção terá de enfrentar é o deslocamento de duas turmas para salas fora do espaço da escola.
“Neste ano a escola teve que alugar salas em um prédio próximo para colocar duas turmas, pois faltou espaço. Esta é uma questão que vamos ter que discutir com os pais. Mas, estamos agindo para garantir a mesma segurança que elas receberiam dentro da escola”, ressalta Dalva.
De acordo com a diretora, a escola tem a promessa de receber reforma e ampliação ainda neste ano.
Outra novidade contada pela coordenadora, é a presença do músico e escritor Gabriel O Pensador em Içara, em maio, quando todas as escolas da rede municipal participarão da 1ª Feira do Livro. “Ainda não contei para os alunos. Tenho certeza de que ficarão muito a-nimados”, enfatiza Lúcia.
Os alunos do CEI Aventura do Saber, do bairro Te-reza Cristina, foram recep-cionados com muitas brincadeiras nesta segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário