O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GERAL - Volta às aulas movimentam escolas da rede estadual

Apesar da falta de professores na rede pública estadual, as escolas abriram as portas nesta segunda-feira, dia 7; e na próxima semana os trabalhos devem ser normalizados; a rede municipal volta dia 21.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Nesta segunda-feira, dia 7, cerca de 700 mil alunos de 1.350 escolas voltaram às aulas em toda a rede estadual de ensino de San-ta Catarina.
Em Içara, as 11 escolas públicas estaduais inicia-ram o ano letivo, que terá 200 dias de aula, com carga horária de 800 horas para estudantes do ensino fun-damental e médio.
Desde o dia 1º, diretores e funcionários estão nas u-nidades se organizando para receber os alunos. Quanto aos professores, pelo menos a maioria deles, não pôde trabalhar na pri-meira semana, devido a problemas durante a esco-lha das vagas.
De acordo com a diretora da E.E.F. Augusta Scotti Ba-cis (Cristo Rei), Rejane de Lorenzi Cancelier, os pro-fessores da rede estadual devem começar a dar aulas na próxima semana. “Aqui na escola, conseguimos contornar o problema da falta de professores reali-zando um trabalho de ori-entação pedagógica, atra-vés do qual os alunos estão aprendendo sobre direitos e deveres e as normas da escola”, explica Rejane.
Segundo a diretora, o primeiro dia de aula foi tranquilo. “Os alunos já estava regularmente matri-culados”, conta.
Com o retorno dos estu-dantes, terão continuidade os principais projetos pe-dagógicos da Diretoria de Educação Básica e Profissi-onal, que serão desenvolvi-dos em todas as escolas por meio das Gerências Re-gionais de Educação. “To-das as escolas da rede esta-dual devem trabalhar du-rante o ano temas como as drogas, trânsito, discrimi-nação racial, entre outros. E cada uma delas elaborar um projeto incluindo estes temas. Na nossa escola, vamos unir os temas aos trabalhos de comemora-ção aos 25 anos”, relata Re-jane.
A diretora diz que 2011 é um ano especial para a escola. “Espero conseguir o apoio da comunidade es-colar e geral para realiza-ção do projeto”, pede.
Além da E.E.F. Augusta Scotti Bacis (Cristo Rei), Içara possui ainda as esco-las estaduais: E.E.B. Anto-nio Colonetti (Jaqueline); E.E.B. Antônio Guglielmi Sobrinho (Vila Nova); E.E. B. Ignácio Stakowski (Pre-sidente Vargas); E.E.B. Mel-chíades Bonifácio Es-pín-dola (Balneário Rincão); E.E.B. Profª Maria da Glória Silva (Aurora); E.E. B. Profª Salete Scotti dos Santos (Centro); E.E.B. Quintino Folhiarini Dajori (Presidente Vargas); E.E.F. Alaíde Taba-lipa (Esplanada); E.E.F. Dimer Pizzetti (Liri); E.E.F. Gervásio Teixeira Fernan-des (Pedreiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário