O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

POLÍTICA - Legislativo promove debate sobre emancipação do Rincão

A transição de emancipação do Distrito Balneário Rincão será discutida primeiro com os moradores e depois a conversação será com as lideranças políticas, mas Carpes sugere novas reuniões.


A primeira reunião liderada pelo Legislativo içaren-se para tratar da transição de emancipação do Balneário Rincão aconteceu nesta quinta-feira, dia 3, na Câmara Municipal. Lideranças políticas de Içara e do balne-ário deram sugestões para -início das discussões sobre a divisão dos municípios.
O presidente da Câmara de Içara, Darlan Bitencourt Carpes (PP), iniciou expondo os principais temas que devem ser debatidos, segundo ele, ainda em diversas reuniões e audiências públicas. Entre as questões levantadas estão o planejamento costeiro; a distribuição da água, dos equipamentos; e a segurança pública.
Na mesa de autoridade estavam o empresário San-dro Serafim (PMDB), o ex-vice prefeito de Içara, Naelti Vianna (PP), o ex-prefeito de Içara Deobaldo Pacheco (PMDB), o vice-prefeito de Içara José Zanolli (DEM), o presidente do PP de Içara Arnaldo Lodetti Júnior (PP), e o subprefeito do Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio (PMDB).
Serafim sugeriu que fosse definido um cronograma. “Temos que marcar datas e traçar metas”, argumentou .
Para Vianna, com a criação do novo município, ma-is recursos virão, beneficiando não só o Rincão, mas as cidades da região. “Não vai ficar um território fechado, um município dependerá do outro”, observou.
Pacheco recomendou que a divisão territorial fosse discutida apenas depois das autoridades políticas do novo município serem constituídas. “Mexer na questão territorial agora é inoportuno”, opinou.
Lodetti concordou com o ex-prefeito e disse, ainda, que o momento é de se preocupar com Içara. “O município está perdendo a identidade”, ressaltou.
O subprefeito do Balneário Rincão pediu que os participantes da comissão de emancipação do balneário, formada em 2003, se reunissem com os rinconenses pa-ra coletar expectativas, antes de ser tomada qualquer decisão pelos líderes políticos. “Proponho que nos dê-em até o dia 20 de março para nos reunirmos com comunidade e empresários. Depois disso, poderemos continuar os encaminhamentos em Içara”, disse.
Carpes encerrou a reunião prometendo que, após o dia 20 de março, as lideranças içarenses voltariam a con-versar para tratar do assunto, que, em princípio, é polêmico, e deverá ter muitas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário