O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Comissurite (1)

Sinônimos e nomes po-pulares: perleche, “bo-queira”, queilite angular
O que é? É uma doença inflamatória comum dos cantos da boca.
Como se desenvolve? Em geral, ocorre nos me-ses de inverno. Embora o quadro inicial seja de uma reação inflamatória, é co-mum a infecção posterior por um fungo (candida al-bicans) e, às vezes, por bactérias nestes locais com maior a-cúmulo de sa-liva (umidade).
São mais co-muns em crian-ças com ten-dência à der-matite atópica, com o lambi-mento dos lá-bios e/ou uso de aparelhos dentários como um fator causal.
Nos idosos, os fatores a-natômicos como o sobre-fechamento da boca cria dobras nos cantos da mes-ma como um fator predis-ponente, por uso de den-taduras (ou retirada delas para dormir) e, às vezes, pela falta de peças dentá-rias. Podem existir defici-ências vitamínicas, do complexo B,
O que se sente? Geral-mente os pa-cientes queixam-se de ardência, dor, desconforto no canto da boca, principalmente com alimentos e bebidas ácidas. Observa-se uma área a-vermelhada de fundo, com escamas, às vezes pus e rachaduras nos cantos da boca.
Como se faz o diagnós-tico? O aspecto das lesões é bem característico, restrito ou pre-dominando no canto da boca. Podem ser ne-cessários exa-mes com ras-pagem do ma-terial da boca para identifi-cação de uma infecção por fungo ou bactéria.
Como se trata? A prin-cípio, a doença cura rapi-damente com medicaçõ-es. Deve ser evitado ali-mentos e bebidas ácidas que irritam o local. Rara-mente são feitos trata-mentos a longo prazo, por via oral ou até cirúrgico.
Como se previne? Evi-tar lamber os lábios e o aumento de umidade nos cantos da boca. Não deixe o problema virar crônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário