O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

POLÍTICA - Gentil da Luz assina contrato na Amrec a favor do Rio Urussanga

Sete dos nove prefeitos da AMREC interessados no desassoreamento do Rio Urussanga estiveram na sede da associação e assinaram contrato que viabiliza criação de projeto para obra.

(Divulgação)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, assinou na manhã desta sexta-feira, dia 18, o contrato que autoriza a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), através do Instituto de Pesquisas Ambienta-is e Tecnológicas (IPAT), a realizar todos os estudos e o projeto técnico necessário para a realização da obra de desassoreamento do leito do Rio Urussanga.
O desassoreamento é u-ma das prioridades eleitas pelos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Am-rec) e também um anseio de comunidades de municípios de outras regiões banhadas pelo Rio Urussanga.
Junto com o chefe do Executivo içarense, prefeitos de seis das nove cidades envolvidas, estiveram no auditório da Amrec para a assinatura do documento.
Gentil participou ativamente das atividades e pediu agilidade na execução dos serviços. “Agora vamos trabalhar para garantir os recursos e iniciar a o-bra, o projeto deverá ficar pronto em seis meses e este é o prazo que temos para mobilizar ainda mais nossas lideranças e realizar este grande sonho, que é de toda região”, argumentou o prefeito.
No total as prefeituras devem investir juntas R$ 502 mil, valor que será dividido em partes iguais entre os municípios.
Segundo o vice-reitor da Unesc, professor Márcio Fiori, o projeto deve começar assim que os contratos estiverem devidamente em ordem e os trâmites burocráticos resolvidos.
Segundo o professor do IPAT, Euclides Magri, o prazo total para a entrega do projeto gira em torno de 6 a 8 meses, dependendo das condições encontradas pelos profissionais.
O prefeito de Lauro Mül-ler e presidente da AMRE-C, Hélio Luiz Bunn, ressaltou a importância da participação da Caixa Econômica Federal em todo o trabalho de elaboração do projeto, como forma de agi-lizar a liberação dos recursos para as obras de desas-soreamento em um segundo momento.
Assinaram o contrato com a Unesc os prefeitos de Criciúma, Clésio Salvaro; de Cocal do Sul, Nilso Bor-tolatto; de Içara, Gentil Do-ry da Luz; e de Morro da Fumaça, Baltazar Pelle-grin. Além do vice-prefeito de Urussanga, José Rogério dos Santos. Da Amurel estiveram presentes os prefeitos de Jaguaruna, Inimar Felisbino, e de Sangão, Antônio Mauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário