O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

VARIEDADES - AMA pede nova sede através de abraço de conscientização

A Associação dos Amigos dos Autistas está atendendo crianças em um local precário e pequeno; a iniciativa da instituição, com o abraço comunitário, visa conquistar uma nova sede.

(Foto/Arquivo/Jornal Içarense)


(Foto/Arquivo/Jornal Içarense)


(Foto/Arquivo/Jornal Içarense)


(Foto/Arquivo/Jornal Içarense)

Durante todo o dia desta sexta-feira, 18, comunida-de e pessoas ligadas a As-sociação dos Amigos dos Autistas (AMA) ficaram ao redor do prédio onde funci-onava o Colégio Pequeno Polegar, no bairro Pio Cor-rêa, em Criciúma.
O abraço comunitário foi promovido para reivindi-car a liberação do local a fim de servir de sede para a instituição.
“A AMA funcionava no Colégio Lapagesse. Porém, em 2009, quando ocorreu um incêndio na escola, ti-vemos que deixar o local. Desde então, estamos pe-dindo que os alunos fi-quem no prédio onde era o Colégio Pequeno Polegar, que está desativado”, ex-plica a presidente da as-sociação, Ivone Miranda.
De acordo com a presi-dente, a entidade atende, atualmente, 65 alunos, em um espaço onde cabem a-penas sete.
“Ainda temos 38 pesso-as aguardando na fila para conseguir uma vaga. Além disso, temos avaliações e diagnósticos para serem feitos agendados até ma-io”, relata Ivone.
A presidente pede que to-da a comunidade se mobili-ze na causa.
“A AMA atende os mu-nicípios da AMREC. É a ú-nica entidade referência em autismo na Região Sul. Quanto mais pessoas ade-rirem à causa, melhor vai ser. Pois, a AMA beneficia todas as famílias que têm o problema do autismo”, en-fatiza Ivone.
O objetivo do “abraço” feito pela associação é di-vulgar a causa autística e sensibilizar a população quanto à doença. Além de chamar a atenção para o espaço que a instituição a-credita ser ideal para a-tender os alunos.
“O local está vazio. Esta-mos solicitando, nem que seja emprestado. Mas, se acharem por bem doar à AMA, excelente. Caso quei-ram fazer contrato, tam-bém aceitamos. Pois a nos-sa causa é humana e soci-al”, argumenta Ivone.
Em março de 2010 a pre-sidente da associação pe-diu ao vice-prefeito de Cri-ciúma, Márcio Búrigo, a li-beração de um terreno, pa-ra a construção de uma se-de maior. Na época, Búri-go disse que iria estudar o pedido da AMA.
AMA quer sede própria em Içara

Em Içara, um terreno no bairro Presidente Var-gas está sendo solicita-do pela associação.
Na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, dia 17, os le-gisladores aprovaram por unanimidade o Pro-jeto de Lei PE/006/11, que dispõe sobre a con-cessão do terreno.
“Agora, se o prefeito sancionar o projeto de lei, o terreno passa a ser da AMA. Temos a intenção de construir lá. Mas, isso leva tempo. Então, temos que conseguir este outro espaço em Criciúma, lo-go”, diz Ivone Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário