O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 28 de março de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Varicela
Catapora (1)


O que é? A varicela (cata-pora) é uma doença infecci-osa, altamente contagiosa, causada por um vírus cha-mado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários ti-pos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação. Esse vírus per-manece no corpo a vida to-da, estando como que a-dormecido; a reativação de-termina doença localizada na á-rea correspon-dente a um ou mais nervos sensitivos e cha-ma-se Herpes-Zoster, conhe-cida também co-mo cobreiro.
Como se ad-quire? Na era pré-vacina 90% das pessoas suscetíveis desenvolviam a doença primária varicela ou catapora. No contato intra-domiciliar a contaminação da doença ocorre em mais de 80% dos propensos; em contato menos íntimo (co-légio), baixa para 30% das crianças. A passagem da do-ença de pessoa a pessoa em uma mesma casa costuma tornar mais grave o quadro.
O período de transmissão inicia 24h a 48h antes do sur-gimento das lesões da pele e se estende até que todas as ve-sículas tenham desenvol-vido crostas (casca), usual-mente 7 a 9 dias. O tempo que medeia entre o contato e surgimento da doença (in-cubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias.
A transmissão se dá atra-vés do contato aéreo, de via respiratória para via respi-ratória ou por contato dire-to com as lesões vesicula-res cujo líquido está cheio de vírus.
O que se sen-te? Uma vez a-lojados no orga-nismo, os vírus começam a se reproduzir, in-vadem o sangue e produzem os sinais de infec-ção: febre 38 a 38,5°C, mal es-tar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos intensos na dependência da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa daquele indivíduo.
Lesões da pele e das mu-cosas: Os vírus que estão na árvore respiratória são car-regados para a pele e muco-sas pela corrente sangüínea.

Na próxima edição va-mos continuar esse assunto.
A todos, um ótimo fim de semana com muita saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário