O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de março de 2011

GERAL - Mais de 150 mulheres de Içara fizeram exames neste sábado

Parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a ação de saúde da mulher foi realizada no sábado para facilitar o atendimento às femininas que trabalham fora de segunda à sexta-feira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Uma ação intensificada relacionada à saúde da mulher aconteceu neste sá-bado, dia 19, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) no Balneário Rincão, Esplanada, Ra-ichaski, Demboski, Vila Nova, Cristo Rei e no Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (CASMI).
Foram realizados mais de 150 atendimentos, divididos em exames preventivos do colo uterino e de mama, mais solicitação de mamografia.
Conforme a coordenadora do CASMI, Maristela Meinert, o número de atendimento não atingiu a média esperada, mas garantiu a todas as mulheres que passaram pelas unidades, o atendimento necessário.
“É importante ressaltar que para que as ações obte-nham o sucesso desejado é necessário que a comunidade participe. Cabe à mulher tomar posse do auto cuidado”, enfatizou.
As unidades estiveram abertas das 9h às 16h.
Os bairros que tiveram maior procura por atendimento foram Esplanada e Cristo Rei.
Para Daura Afonso Fer-mino a possibilidade de re-alizar os exames no sábado é importante. “Trabalho em horário comercial, o que dificulta fazer estes exames durante a semana. Por isso, aproveitei para colocar em dia os exames de rotina e cuidar um pouco de mim. Espero que ocorram outras ações como estas”, comemorou a moradora.
A ação de saúde, realizada pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, contou com a presença do prefeito Gentil Dory da Luz e do secretário de Saúde Laudo Calegari.
“A atividade intensificada faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e teve como objetivo dar às mulheres içarenses a oportunidade de realizar os exames periódicos, pois muitas não conseguem fazer devido ao horário de trabalho”, declarou o secretário Laudo Calegari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário