O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de março de 2011

POLÍTICA - Marzinho convoca reunião sobre embarcações a motor nas lagoas

Hoje, terça-feira, é o Dia Mundial da Água, e amanhã, quarta-feira, as lagoas do município recebem atenção em reunião na Câmara de Vereadores, o assunto é o uso de embarcações.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A mortandade de peixes na Lagoa da Mãe Luzia e Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, em Içara, tem preocupado o vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), o Marzinho.
Segundo o vereador, o uso de embarcação motori-zada nas lagoas, como jet-ski, pode estar ocasionando o problema.
Para que as suspeitas se-jam analisadas, a fim de e-vitar mais impactos ambi-entais, Marzinho convocou uma reunião, que a-contecerá nesta quarta-feira, dia 23, às 19h, no Ple-narinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara.
O Legislativo enviou convite á Fundação do Me-io Ambiente (FATMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara, Subprefeitura do Balneário Rincão, ONG Sociedade E-cológica do Distrito Balneário Rincão, Iate Club Veleiros da Lagoa, Capitania dos Portos de Laguna, delegado capitão da Corveta, Associação de Moradores da Lagoa dos Esteves, colônias de pescadores do Balneário Rincão e das Ilhas, donos de camping e restaurantes que margei-am a Lagoa dos Esteves e promotor público.
“Queremos reunir todas as entidades interessadas e comunidade para discutir o assunto. Podemos até continuar utilizando as embarcações. Porém, é necessário encontrar alternativas para não prejudicar as lagoas e os animais que delas sobrevivem”, diz.
O vereador deseja saber também a opinião dos moradores próximos às lagoas, pois, futuramente, o local pode servir para captação de água.
Ao pesquisar sobre o assunto e conversar com pessoas de outras cidades, Marzinho descobriu um documento emitido pelo Promotor de Justiça Paulo da Silva Cirne, da comarca de Passo Fundo (RS).
Depois de uma série de denúncias e problemas ca-usados pelos jet-skis na barragem do Capingüi, o Ministério Público abriu inquérito. Um tempo depois a Companhia Ambiental da região foi orientada a autuar os condutores de jet-ski por crime ambiental.
“Quero mostrar este documento na reunião. As nossas lagoas não comportam a quantidade de embarcações que circulam no verão. Por isso, é necessário fazer um estudo sobre os impactos ambientais. Se tem alguma coisa matando os peixes, pode estar afetando também o ser humano. É importante a participação de toda a comunidade”, ressalta o vereador.
Para a Lagoa do Faxinal já existe uma lei que proíbe o uso das embarcações mo-torizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário