O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de março de 2011

POLÍTICA - Câmara pede ampliação de área à empresa que ameaça sair de Içara

Os vereadores de Içara ficaram preocupados e pediram ao prefeito a doação de uma área para a empresa Farben Indústria Química, localizada na Rodovia ICR 364, Distrito Industrial.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Uma indicação feita pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, Darlan Bitencourt Carpes (PP), na sessão desta segunda-feira, dia 21, chamou a atenção dos demais legisladores, que foram à tribuna falar sobre o assunto.
O pedido se referia a necessidade de o prefeito Gentil Dory da Luz encaminhar à Câmara, com urgência, projeto de lei para desapropriação de uma área de terra, localizada no distrito industrial do bairro Aurora, nos fundos da Farben, para ser doada à empresa, que precisa da área para expandir a linha de produção.
“A Farben precisa ampliar para os fundos, pois as estruturas da linha de produção não permitem ampliar para os lados. Mesmo ela tendo um terreno disponível ao lado”, explica o vereador Diego Vittorassi (PDT).
De acordo o Carpes, o proprietário da empresa está planejando transferir a indústria para outro local. “Fiquei preocupado quando soube disso. Peço voto favorável dos vereadores”, exclamou o presidente.
O vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), comentou sobre a importância da criação de novas áreas industriais no município. “É necessário que a Administração Municipal faça um estudo a fim de disponibilizar áreas industriais no município, pa-ra que empresas que desejam se instalar em Içara não tenham dificuldade. Quanto mais emprego, mais geração de recursos e arrecadação de impostos”, observou.
O progressista Osmar Manoel dos Santos, o Mar-zinho, contou que já havia conversado com o prefeito, junto com o colega de bancada, Itamar da Silva (PP). “Eu e o vereador Itamar estivemos na Farben há a-proximadamente um mês. Depois, falamos com o prefeito, e ele disse que estava conversando com o empresário. O dono da Farben quer levar a empresa para São Paulo”, ressaltou o vereador, completando ao dizer que a atual Administração Municipal não criou nenhuma área industrial.
Concorda com Marzinho o também progressista Joaci Domingos Pereira, o Boca. “Neste mandato, não está sendo dado incentivo às empresas, para que elas se instalem ou, até mesmo, continuem na cidade”, comentou.
O vereador Itamar da Silva (PP) advertiu sobre a quantidade de postos de trabalho que serão perdidos. “São 150 empregos escapando de Içara. Temos que tomar uma providência urgente”, fala.
O peemedebista Acirton Costa disse que Içara tem um problema sério com relação a terrenos para indústrias. “Mas, tenho certeza de que o prefeito vai desapropriar esta área para ser doada a Farben”, declarou.
“Dos funcionários da Farben 90 % são do município, e a empresa precisa desta área para a ampliação, a cidade não pode perder uma empresa deste porte, que prevê um grande investimento e vai gerar mais empregos aos içarenses”; comentou Darlan Carpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário