O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Abscesso e cisto da glândula de Bartholin

O que é? As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glându-las dos mamíferos. Estão lo-calizadas bilateralmente na área vulvovaginal profunda-mente na vulva.
Cistos e abcessos são as ca-usas mais comuns de quei-xas relacionadas as glându-las. Tumores originados nas glândulas são extremamen-te raros (carcinoma da glân-dula de Bartholin). As obs-truções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, se-cundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétri-cas (durante o parto) ou à epi-siotomia (corte que, algu-mas vezes, é feito no períneo para facilitar a saída do feto).
O que se sente?
Cistos: Pequenos cistos dos ductos de Bartholin podem ser encontrados nos exames pélvicos de rotina podendo ser assintomáticos até atingi-rem um tamanho considerá-vel ou causarem sintomas como dor trivial, desconforto durante ato sexual, dificul-dade para caminhar/sentar.
Abscessos: A infecção e a obstrução do ducto, com for-mação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da a-bertura do ca-nal e saída de secreção. Os germes freqüentemente en-volvidos são aqueles de transmissão sexual, como o gonococo e a clamídia, ou a-naeróbios (germes comuns no intestino).
Como se trata? Os cistos assintomáticos não reque-rem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vasculariza-do, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considera-da em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.
Abscesso provoca dor, ca-lor e tumescência.
Como se trata? Os abs-cessos da glândula de Bar-tholin podem drenar (rom-per) espontaneamente ou devem ser drenados cirurgi-camente sob anestesia local ou geral. Aqueles que dre-nam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (paci-entes diabéticas, com com-prometimento sistêmico ou imunossuprimidas).
Até a próxima semana com mais um assunto refe-rente a saúde dos içarenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário