O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

GERAL - Colônia de Pesca exige placas para proibir veículos na orla

Carros começaram a passear pela orla e dunas da praia doRincão depois da liberação do dia 15 de março; porém, apenas pescadores podem e a Fundai prometeu sinalizar a proibição.

O presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, está descontente com o fato de pessoas, que não são pescadores, estarem entrando com veículos na orla e dunas da praia do Balneário Rincão, em Içara.
No dia 24 de janeiro deste ano, o Ministério Público Federal esteve no local e determinou que os pescadores da Colônia Z-33, desde que devidamente cadastrados junto à colônia, poderiam ingressar, no período de 15 de março a 15 de dezembro, na orla pelos pontos de entrada de veículos. O problema, segundo Picollo, é que além de pescadores, motoristas em geral estão usando o espaço.m“Foi feito pelo Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e ele precisa ser cumprido. Conforme o termo, é de responsabilidade da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) e A-dministração Municipal o a-viso aos motoristas, através de placas, informando que apenas os pescadores podem entrar com veículos na orla. O prazo para a colocação das placas, que era de 30 dias, já expirou, e o local continua sem sinalização”, reclama Picollo.
Segundo o presidente da Colônia, enquanto não forem colocadas as placas, o local ficará aberto para todos e nem a Polícia Militar poderá fiscalizar. “As cancelas estão abertas para todos. São quatro pontos de entrada de veículos. Sabemos que a Polícia Militar fica com um quadro de policiais reduzido nesta época do a-no e não dá conta de fiscalizar a orla, por isso a necessi-dade das placas”, adverte.
O presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, informa que a fundação solicitou a confecção das placas, que serão entregues na subpre-feitura para fixação na orla. “Nesta sexta mesmo contratamos com a gráfica a confecção das placas e eles nos prometeram que serão entregues na próxima semana”.
Porém, o presidente relata que a Fundai possui apenas um fiscal, o que dificulta a fiscalização sobre as pessoas que estão veiculando pela orla da praia.
“É quase impossível o fiscal da Fundai pegar o in-frator em flagrante. Mas, a subprefeitura do Rincão também tem a obrigação de fiscalizar, assim como a polícia ambiental”, esclarece Baldissera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário