O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VARIEDADES - Últimas semanas para inscrever hino para os 50 anos de Içara

O concurso promovido pela Administração Municipal de Içara vai premiar o ganhador com R$ 5 mil e o hino para os 50 anos de Içara fará parte do livro “Além dos Trilhos do Trem”.


Os interessados em criar um hino que represente os 50 anos de emancipação política do município de Içara têm até o dia 29 de a-bril para preencher a ficha de inscrição na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com a profes-sora e escritora, Maria de Fátima Silveira Pavei, idea-lizadora do concurso pro-movido pela Administra-ção Municipal de Içara, a data não será prorrogada.
“Independente do nú-mero de inscrições, este é o prazo final para partici-par”, alerta a escritora.
Até o momento, quatro pessoas estão concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil ofe-recido no concurso ao cri-ador da melhor letra e mú-sica, que será o quarto sím-bolo municipal.
“Cerca de 20 pessoas fo-ram na Casa da Cultura para obter informações so-bre o concurso. Porém, até agora, registramos quatro inscrições”, conta Fátima.
A homologação das ins-crições pela comissão orga-nizadora acontecerá no dia 6 de maio de 2011, também na Casa da Cultura. Farão parte da comissão Alexan-dra Cavaler, Bonifácio Es-píndola Neto, Tereza Fel-trin Borges, Maria de Fáti-ma Silveira Pavei, Fabiana do Amaral, Lislaine Custó-dio e Maria da Conceição Búrigo Lima.
“Estas pessoas foram escolhidas por, além de conhecerem sobre o muni-cípio, entenderem de lin-guística e música”, explica a escritora.
A seleção do hino pela comissão organizadora, será feita através da leitura das letras e da audição dos CDs, no dia 13 de maio, na Casa da Cultura, em horá-rio a ser determinado pela mesma comissão.
O lançamento público do hino selecionado acon-tecerá em sessão solene na Câmara de Vereadores no dia 6 de junho.
Fátima destaca que a mú-sica deve ter de três a qua-tro minutos de duração. “Se passar de quatro mi-nutos o hino é desclassifi-cado”, esclarece.
Os participantes, que podem ser de todo o Brasil, devem respeitar as normas da língua portuguesa. “A pessoa deve evitar vícios de linguagem e a utiliza-ção de um vocabulário muito rebuscado, exagera-do”, orienta a professora.
A criação do hino dos 50 anos de emancipação polí-tica de Içara deverá ser feita a partir da referência geo-gráfica e histórica do mu-nicípio, enfocando as ori-gens, tradições, cultura, be-lezas naturais, aspectos e-conômicos e sociais, ob-servando-se que não haja promoção de individuali-dades e particularidades não expressivas.
O hino vai enriquecer o livro “Além dos Trilhos do Trem – 50 Anos de Ema-ncipação Política de Içara”, de autoria de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário