O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 26 de abril de 2011

GERAL - Campanha de vacinação contra a gripe atingirá 7,5 mil içarenses

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, dia 25, a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe; em Içara, cerca de 7.500 pessoas deverão ser vacinadas até o dia 13 de maio de 2011.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Teve início nesta segunda-feira, dia 25, a 13ª edição da Campanha Nacional de Va-cinação contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e In-fluenza H1N1. A meta a nível estadual é imunizar cerca de um milhão de catari-nense, o que corresponde a 80% da população alvo.
Já em Içara, cerca de 7.500 pessoas devem receber a vacina até o dia 13 de maio, final da campanha.
Os grupos escolhidos pa-ra receber a imunização são trabalhadores da área de sa-úde, crianças situadas na faixa etária de seis meses a dois anos, idosos com 60 a-nos ou mais, gestantes e povos indígenas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, estes grupos foram definidos em função de que as infecções respiratórias normalmente acometem os idosos e as crianças de seis meses a menores de dois anos. O vírus Influenza é responsável por 75% dessas infecções. As gestantes constituem outro grupo vulnerável, respondendo por 35,1% dos casos entre mulheres na Influenza (H1N1) em 2009.
“O grupo alvo da campanha diminuiu com relação aos anos anteriores. O Ministério da Saúde realizou estudos e constatou que crianças, idosos e gestantes são os mais vulneráveis à gripe. No ano passado mu-itas gestantes faleceram. Por isso, em 2011, jovens entre 20 e 29 anos e adultos entre 30 e 39 anos não receberão a vacina gratuita”, explica a enfermeira da Vigilância E-pidemiológica de Içara, Iane Savi Silveira.
O dia 30 de abril foi definido como o Dia D de mobili-zação nacional. “Em Içara, assim como nas demais cidades, o próximo sábado, dia 30, será o dia D de mobi-lização. Todas as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h para vacinação. É importante que os pais que trabalham durante a semana aproveitem o dia para levarem os filhos aos postos”, recomenda Iane.
A campanha que iniciou nesta segunda-feira, dia 25, e prossegue até o dia 13 de maio, tem como meta, em Içara, a imunização de 1.200 crianças, 800 gestantes, 4.900 idosos e 570 trabalhadores da área da saúde, segundo a Vigilância Epide-miológica do município.
A campanha nacional de influenza, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento das infecções secundárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário