O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 26 de abril de 2011

VIDA e Comportamento

Drogas, gerações e comportamentos

Foi nos anos cinqüenta e sessenta com o reconheci-mento da necessidade de liberdade que muitas das drogas atuais acabaram ocupando um espaço social.
Espaço este deixado como vazio na existência de muitos jovens e de muitas pessoas que não encontram respostas e nem sentido para sua própria existência.
As drogas vieram preencher um vazio... Uma falta de algo que pudesse relaxar os sentidos e mantivesse um momento de prazer. Mas se as drogas vieram por este motivo, por-que acabaram sen-do tão combati-das? Será impie-dosamente preci-samos combater o uso indiscrimina-do de substancias tóxicas? Mas mui-tas vezes substi-tuímos elas por há-bitos pouco saudá-veis que fumam, bebem diariamente, enchem a cara, gritam e sacodem a própria existência de forma legal, porém não menos prejudicial do que as drogas uti-lizadas mas ilegais. Será que minha fome exagerada sacia o vazio que minha existência me oferece? Ou é o excesso de atividades, de whisky e de cigarros que a-caba suprindo aquilo que, muitas vezes, é tapeada com as drogas ilícitas?
O que questiono não é o uso das drogas e nem por isto que apoio o uso. O que condeno é a hipocrisia do discurso ( não uso drogas mas tomo Rivotril perma-nentemente, bebe meia garrafa por dia....fumo carteira de cigarro, mas não uso drogas).
Porque meu filho usa drogas quando minha família mantém hábitos saudáveis e nós só bebemos social-mente, tomamos alguns medicamentos diariamente e fumamos as vezes, pergunta uma mãe.
Pergunto, porque achamos que sempre é o outro que usa drogas e não nós mesmos. Parece que a cons-ciência só serve para o discurso da vida alheia, possi-bilitando que eu me esqueça de minhas limitações e discursos hipócritas. Acabo criticando o outro quan-do, na realidade, minhas atitudes são as mesmas do drogadito, que se detona. Afinal quem faz dele um ilegal? O tipo de droga que ele usa ou o tipo de atitude que o mantém no freqüente de suas pequenas drogas.
Nossos conflitos de gerações ocorrem pelas mudan-ças de pensamento entre as diversas faixas etárias. Mas o comportamento dos nossos jovens não é dife-rente de nossos comportamentos. Todos procurando algum tipo de droga para suprir nosso vazio existen-cial, e assim poder sobreviver a mais um dia de vida arrancada de nossos anseios e de nosso sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário