O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

GERAL - Feira do Peixe Vivo de Içara é cancelada por falta de produto

A quantidade de peixes produzidos pelo único piscicultor participante da Feira do Peixe Vivo de Içara não foi suficiente para a realização do tradicional evento na Semana Santa de 2011.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A tradicional Feira do Peixe Vivo de Içara, que chegaria a sétima edição em 2011, na Semana Santa, foi cancelada.
De acordo com o secretá-rio de Agricultura do mu-nicípio, Silvio João Vianna, o único produtor que par-ticipava da feira teve pro-blemas na produção e a quantidade de peixes não seria suficiente para a rea-lização do evento.
“O objetivo da feira é mo-tivar os produtores de Iça-ra. Não iria adiantar bus-carmos peixes de fora para vender aqui. O produto tem que ser do município”, ex-plica Vianna.
O secretário informa que a Administração Munici-pal tem incentivado a cri-ação de peixes, com o apoio da Empresa de Pesquisa A-gropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Porém, como a tradição da região é o con-sumo de peixe de água sal-gada, os produtores não mostram muito interesse em praticar a piscicultura nos açudes.
Segundo o secretário, pa-ra que no próximo ano não aconteça o mesmo proble-ma, algumas medidas es-tão sendo tomadas.
“Estamos abrindo novos açudes e oferecendo supor-te para os produtores in-teressados. Alguns já têm nos procurado. Mas, para ficar tudo regularizado, e-les precisam apresentar um projeto e licença am-biental”, orienta.
Nas feiras já realizadas, a Secretaria de Agricultura fornecia a estrutura e o pro-dutor precisava apenas ter os peixes disponíveis e saudáveis.
“Como já temos feito nos outros anos, vamos conti-nuar dando toda assistên-cia para os produtores, com o transporte de pei-xes, água apropriada para as piscinas, entre outras coisas”, comenta Vianna.
A Feira do Peixe Vivo a-conteceu nos últimos anos na Praça Matriz São Do-nato e contou com a co-mercializadção das mais variadas espécies de pei-xes, pescados na hora.
Junto com a venda de pei-xes deste ano também a-conteceria a feira de arte-sanato.
Com o cancelamento da Feira do Peixe Vivo, os arte-sanatos serão comercia-lizados na Festa do Agri-cultor, entre os dias 15 a 17 de julho, no CTG Querên-cia Praiana, no bairro Boa Vista, em Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário