O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

POLÍCIA - Nova campanha de desarmamento começa em 6 de maio no Brasil

Após o incidente ocorrido no Rio de Janeiro, onde um jovem de 24 anos entrou em uma escola e matou 11 alunos, fez o governo federal incentivar uma nova campanha de desarmamento.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Após o drama que aconteceu no Rio de Janeiro onde um jovem portando duas armas de fogo (um re-vólver calibre 32 e um 38) entrou em uma escola a atirou contra os alunos matando 11 adolescentes, o Legislativo apontou medidas mais drásticas para os brasileiros se desarmarem e coibir que casos como es-se se repitam.
Uma nova campanha de desarmamento será realizada no País, a partir de 6 de maio. Quem entregar u-ma arma nos postos de coleta não precisa fornecer dados pessoais para receber a indenização. Nas du-as campanhas nacionais anteriores, o cidadão que devolvia uma arma de fogo tinha de dar informações pessoais, como o número do CPF e de uma conta ban-cária, para o governo depositar a indenização. Na nova campanha, ao entregar a arma, o cidadão vai receber um protocolo para retirar o valor em uma a-gência do Banco do Brasil ou em caixas eletrônicos.
Os valores de indenização continuam os mesmos, variam de R$ 100 a R$ 300 dependendo do tipo de armamento. O cidadão não vai ter direito a indenização por munição entregue.
As armas que forem devolvidas são inutilizadas na mesma hora, na frente do cidadão. Depois de inutilizadas, as armas são encaminhadas à Polícia Federal para o descarte total.
Neste ano, as igrejas e organizações não governamentais (ONGs) vão funcionar como postos de coleta de armas, além das delegacias de Polícia Civil, batalhões de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e das unidades das Forças Armadas.
Em Içara, apenas dois pontos estarão recebendo as armas de fogo: a Polícia Civil (PC) e o batalhão da Polícia Militar (PM).
De acordo com o delegado da PC de Içara, Rafael Marin Iasco, este tipo de contribuição é de grande importância para os órgã-os de segurança já que os investigadores tem uma grande base das armas que andam pelas ruas. “Muitas dessas armas acabam ligadas a crimes, já que um bandido invade uma casa a leva, podendo criar problema para o proprietário.”
Qualquer arma pode ser entregue com ou sem registro, o objetivo é tirar as armas de fogo das ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário