O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de abril de 2011

GERAL - Procon aponta variação de até 50% no preço dos chocolates

A Páscoa está chegando e a corrida pelos ovos de chocolate nos supermercados começa a ficar mais intensa; e o Procon de Içara realizou uma pesquisa para ajudar o consumidor na hora da compra.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Para aqueles que ainda não compraram os ovos de chocolate para a Páscoa, po-de estar “em cima da hora” para pesquisar preços.
Com o objetivo de facilitar a tarefa dos içarenses, o Programa de Orientação ao Consumidos (Procon) de Içara realizou uma pesquisa entre os dias 14 e 15 de março, em três supermercados da cidade: Giassi, Cas-tagneti e Moniari.
O órgão orienta que o consumidor esteja atento aos preços, pois foi constatada “uma variação muito ampla”. O comprador pode pa-gar até 50,28% a mais no mesmo produto.
O ovo nº 20 Talento Quadrado Avelãs 375g, da marca Garoto, por exemplo, foi encontrado nos supermercados com o preço entre R$ 19,90 e R$ 29,90.
“É importante definir o tipo de ovo a ser comprado e realizar a pesquisa de pre-ços. Nesse sentido, os dados do Procon podem auxiliar o consumidor. Os pais também devem evitar de levar crianças às compras, uma vez que, influenciadas por modismos, acabam escolhendo produtos que podem ter um custo mais elevado”, explica o coordenador executivo do Procon de Içara, Giovani Martins da Silva.
Além do preço, as condições nutricionais do produto devem ser observadas.
“O rótulo deve apresenta informações como data de validade, peso líquido e composição. Algumas pessoas não podem ingerir açúcar ou glúten, e isto precisa ser verificado na hora da compra”, enfatiza o coordenador do Procon.
A embalagem também é outro item a ser verificado. “Ela não pode apresentar sinais de violação, furos, rasgos e partes amassadas”, ressalta Silva.
O produto deve estar dis-tante de materiais de limpeza ou que apresentam odor forte e fontes de calor.
“As condições da embalagem são importantes pa-ra a proteção contra insetos e contaminação. Produtos de fabricação caseira devem seguir as mesmas regras dos industrializados”, observa Silva.
Se houver brinquedos ou outros brindes no interior do produto, deve haver na embalagem o selo do In-metro e a idade recomendável para o brinquedo.
O procon recomenda que o consumidor leia com atenção o peso dos ovos de chocolate, pois, apesar do mesmo número, há diferenças de peso entre as marcas.
A lista completa do resultado da pesquisa está fixada na sede do Procon, Centro de Içara. Dúvidas podem ser esclarecidas também pe-lo telefone (48) 3432-5299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário