O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

POLÍTICA - Gentil e Acirton desaprovam medida de Salvaro para saúde

Desde este dia 4, içarenses que procurarem atendimento no Pronto Atendimento 24h da Próspera, e outras instituições de saúde de Criciúma, serão barrados, a menos que seja emergência.

(Divulgação)

O anúncio feito pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), aos prefeitos dos municípios da Am-rec, no dia 1º de abril, desagradou ao chefe do Executivo içarense, Gentil Dory da Luz (PMDB); e ao vereador e presidente do Hospital São Donato, A-cirton Costa (PMDB).
Salvaro expôs o processo de cadastramento, que já foi ativado nesta segunda-feira, dia 4, na secretaria do sistema de Saúde do município, para priorizar, nas unidades de saúde, o atendimento aos criciu-menses. O novo sistema in-formatizado exige que todos os usuários disponham do cartão para utilizarem os serviços.
“Para os atendimentos ambulatoriais será dada preferência para a população de Criciúma. Pessoas de outras cidades só serão atendidas em casos de e-mergência ou de extrema urgência, e isso vale também para o Hospital Santa Catarina”, esclareceu Sal-varo na semana passada.
Para o prefeito de Içara, a determinação foi injusta. “Nós temos condições de dar atendimento para a nossa população. Porém, é injusto com as pessoas de Içara que vivem e trabalham mais próximo a Cri-ciúma. Além disso, atendemos muitas pessoas de Cri-ciúma, com número expressivo na temporada de verão. Acho que esta é uma ação não humana”, lamentou Gentil.
O prefeito disse que Içara com certeza não vai fazer o mesmo com os municípios vizinhos.
Outro que se manifestou contrário a decisão de Sal-varo foi o vereador de Içara e presidente do Hospital São Donato (HSD), A-cirton Costa. Ele falou so-bre o assunto na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 4, e também comentou em entrevista ao Jornal Içarense.
“O HSD atende mais de quatro mil pacientes de Criciúma. O SUS é de todos, nós pagamos por ele. Está na Constituição Federal e é claro. Todo cidadão tem direito a atendimento de saúde em qualquer repartição que atenda pelo SUS. Então, em Criciúma também não é diferente. E-les são obrigados a atender a qualquer cidadão brasileiro”, enfatiza Costa.
De acordo com secretário de Saúde de Criciúma, Silvio Ávilla Júnior, desde es-ta segunda-feira está sendo feito o cadastro dos resi-dentes na cidade e também, já está em vigor a proibição de pessoas de outros municípios serem atendidas. “Até o momento não registramos nenhum transtorno. A maior parte da po-pulação criciumense concorda com a medida do prefeito”, disse.
Sobre a especulação de que o prefeito teria pedido para as outras prefeituras ajudarem Criciúma a pagar um percentual para terem direito a atendimento na cidade, Ávilla respondeu que “não existe isso”. “Só queremos que cada prefeitura assuma a responsabilidade sobre seus pacientes”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário