O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

VARIEDADES - Loja Cardoso cresce junto com a história de Içara

Do pequeno armazém, a Família Cardoso expandiu o negócio; a Loja Cardoso, empreendimento tradicional em Içara ganhou o prêmio do Destaque Içarense 2010, na categoria loja de confecção.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Um dos mais tradicionais empreendimentos de Içara, a Loja Cardoso cresceu assim como o município. São mais de 30 anos fornecendo produtos de confecções à comunidade.
Atualmente de propriedade de José Díonísio Cardoso, o Déio, a loja está localizada na Rua Vitória, no Centro, contando com um espaço amplo e acolhedor.
Mas, até chegar ao que é hoje, o negócio passou por várias etapas. Isto por que tudo começou com um armazém de secos e molhados, administrado pelo pai de Déio, Manoel Benevenu-to Cardoso.
“O armazém foi todo construído com tijolos que o próprio Vô Manoel fez. Uma estrutura bem tradicional”, conta a esposa de Déio, Nilda Pizzetti Cardoso, professora, aposentada recentemente, que passa a cuidar também do negócio.
Com a morte de Manoel, a esposa, e mãe de Déio, Vi-talina Réus Cardoso, assumiu o armazém, tornando-o uma loja de confecções, cama, mesa e banho.
“Depois de 15 anos, a Vó Vitalina passou a loja para o Déio e a irmã, a Lorena Cardoso”, conta Nilda.
Pouco tempo depois, Lo-rena vendeu a sua parte do negócio para o irmão e, cinco anos mais tarde, Déio co-meçou a construir um prédio novo para abrigar a lo-ja. Hoje, no local, está instalado o banco Sicredi.
“Enquanto trabalhamos no prédio onde agora é o Sicredi, o Déio começou a construir um outro ainda maior, este que estamos ho-je, na Rua Vitória. Então, há três anos deixamos de ter duas lojas e colocamos os produtos todos juntos neste prédio”, explica Nilda.
Dos restos de tijolos do pequeno armazém demolido, a professora aposentada aproveitou para construir um móvel para a sua casa, resgatando a história da família.
“Depois que a Vó Vitali-na contou que os tijolos foram feitos pelo Vô Manoel, quisemos preservá-los”, ressalta a esposa de Déio.
Há pouco tempo, a loja passou por uma reformula-ção, ganhando nova logo-marca e site na Internet.
“Contamos com a ajuda de acadêmicos de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pois, uma de nossas filhas fez o curso”, enfatiza Nil-da, contando que a família pensou na ideia de mudar o nome do empreendimento. “A Loja Cardoso é muito tradicional em Içara, com mais de 30 anos. Por isso, achamos melhor não mudar mais”, esclarece.
Com as mudanças, a loja partiu também para o ramo de ateliê de cortinas. Além disso, vende roupas para adultos, além de cama me-sa e banho.
“A empresa é familiar e possui quatro funcionários. Depois que unimos as duas lojas, as vendas aumentaram, pois os clientes encontram tudo em um só lugar. Além de ser um ambiente mais aconchegantes”, comenta a gerente A-na Maria Salvador.
Déio é engenheiro civil e assumiu pela segunda vez a Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário