O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de maio de 2011

De olhovivo no Mundo

Homem de barba branca mostrado em vídeo não é Osama Bin Laden

Um dos vídeos apreendidos durante a operação contra Osama Bin Laden divulgados pelo governo dos Estados Unidos está causando polêmica no Pa-quistão e também no Mundo. A Casa Branca afirma que o homem frágil e de barba branca que aparece na imagem é o líder da Al-Qaeda. No Paquistão, a ima-gem foi capa dos jornais no fim de semana. Mas em Abbottabad, a cidade onde Osama Bin Laden foi morto, muitas pessoas não ficaram convencidas.
Um homem disse à BBC que a pessoa que aparece no vídeo é seu vizinho, e não Bin Laden. A reportagem da BBC ouviu 50 pes-soas em Abbottabad e apenas uma delas disse acreditar que o homem da foto seja mesmo Bin Laden.
A operação
No final da noite de 1º de maio (madruga-da do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a-nunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. “A justiça foi feita”, afirmou Obama num discurso his-tórico representando o ápice da chamada “guerra ao terror”, iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Isla-mabad, após meses de investigação secreta dos Esta-dos Unidos .
A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária fa-mília que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente sau-dada pela comunidade internacional. Três dias depois e ainda em meio resquícios de dúvidas sobre o fim de Bin Laden, a Casa Branca decidiu não divulgar as fo-tos do terrorista morto. Enquanto isso, Estados Unidos e Paquistão debatem entre si as responsabilidades e falhas na localização do líder da Al-Qaeda.
O presidente dos EUA informou, além disso, que a primeira vez que a equipe de segurança comentou so-bre a possibilidade de realizar a operação foi em a-gosto de 2010 e que nos dois últimos meses as reuniões se sucederam para pôr o vigoroso plano em andamen-to sem que o governo paquistanês soubesse da opera-ção que tinha como objetivo matar o Osama bin Laden, líder da Al-qaeda, a maior rede terrorista do Planeta.
Histórico
Filho de Muhammed bin Laden, imigrante iemenita pobre que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, depois do próprio rei, Osama bin Laden era o filho único da décima esposa, Hamida al-Attas. Os pais se divorciaram logo depois que ele nasceu (a mãe de Osama se casou com Muhammad al-Attas e o novo casal teve quatro filhos). Osama bin Laden também era referido pelos seguintes nomes: Usama Bin Muhammad Bin Ladin, Shaykh Usama Bin Ladin, The Prince (“O Príncipe”), The Emir (“O Emir”), Abu Abdallah, Mujahid Shaykh, Hajj, The Director (“O Diretor”).
Em 1973, ainda jovem e inexperiente, entrou em con-tato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, financiou e organizou grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos. Teve participação em atentados de terrorismos em vários países e, sem con-dições financeiras de outrota, passou a dedicar-sea causa islâmica se unido ao grupo egípcio “Al Jihad”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário