O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

POLÍTICA - MIV promove tratoraço até a Câmara nesta quinta-feira

Um tratoraço será realizado pelo Movimento Içarense pela Vida (MIV) hoje, a fim de reivindicar contra a aprovação de um Projeto de Lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Preocupados com o pos-sível retorno do projeto de lei que prevê a extinção da Área de Proteção Ambien-tal (APA) de Santa Cruz à Câmara Municipal, para nova votação, integrantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) preparam uma mobilização, com passeata e tratores, no final da tarde desta quinta-feira, dia 5, para fazer pressão no Legislativo içarense.
Está confirmada a saída do grupo, junto com repre-sentantes de entidades iça-renses e 120 tratores, do vi-aduto da Avenida Procó-pio Lima, às 16h.
Os tratores e carros, que também devem acompa-nhar os ambientalistas, cir-cularão por cerca de uma hora pelas ruas do Centro da cidade, parando na Câ-mara Municipal, onde vão permanecer para acompa-nhar a sessão.
“Queremos com a mobi-lização com prestar solida-riedade aos vereadores que foram contra o projeto; mostrar para os demais ve-readores que a população não aprova a atitude deles, de legislarem em causa própria; e sensibilizar a co-munidade içarense, assim como os promotores de jus-tiça, sobre o prejuízo cau-sado pela extração de car-vão ao meio ambiente”, informou um dos integran-tes do MIV, Renato Brígido.
O Projeto de Lei 009/11, de autoria dos vereadores Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP), que prevê alterações em atribu-ições da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) e extinção da APA de Santa Cruz, foi vetado pelo prefe-ito Gentil da Luz em reuni-ão com agricultores na co-munidade de Santa Cruz nesta quarta-feira, dia 4.
Estiveram no encontro, além de representantes de entidades sociais de Içara, engajadas na causa do me-io ambiente, os vereadores contrários à aprovação do projeto de lei: André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB); Diego Vito-rassi (PDT); e Dilnei Dar-cy Lima (PMDB). Jurê Car-los Bortolon (PMDB) não compareceu, mas se com-prometeu a acompanhar o veto do prefeito, segundo o ambientalista Renato Brí-gido. Estes quatro vereado-res foram vencidos pelo restante, que aprova a ex-tração de carvão nas co-munidades de Esperança, Espigão, Santa Cruz e adja-cências. São eles: Acirton Costa (PMDB); Itamar da Silva (PP); Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP); Joaci Domingos Perei-ra, o Boca (PP); Darlan Bi-tencourt Carpes (PP); e Ne-uzi Berto Silveira (DEM).
Para ser sancionado no Legislativo, o projeto de lei precisa da aprovação de dois terços dos vereadores, que no caso da Câmara de Içara, são sete. Sendo as-sim, as alterações nas leis da Fundai e extinção da APA só passarão a vigorar se algum dos vereadores contrários mudar de lado na próxima votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário