O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

COLUNISTA - Edna BENEDET


Içara, rumo
aos 50 anos


Nosso Município vai completar 50 anos. Içara amadureceu economicamente. E tem potencial para avançar muito mais.
Somos quase 60 mil habitantes. Temos uma localiza-ção geográfica privilegiada pela natureza, temos uma indústria pujante, setores do comércio de Içara esten-dem-se pela Região e pelo Estado, temos diversos seto-res sociais organizados. Com a BR101, com aproxi-madamente 26 Km de extensão dentro do nosso terri-tório, duplicada, o potencial de desenvolvimento eco-nômico aumenta muito.
Todavia, o Índice de Desenvolvi-mento Humano – IDH, de Içara, é bastante preocu-pante, eis que re-vela uma das mais baixas qualidades de vida do Estado.
Significa dizer que perdemos em expectativa de vi-da, em qualidade da saúde, existin-do um descompasso entre as riquezas e principal-mente as nossas potencialidades.
As causas deste descompasso são várias, mas certa-mente uma se destaca: a ausência de políticas públi-cas, construídas numa relação ética, sincera, trans-parente, com a participação de toda sociedade e de forma solidária.
Unindo e mobilizando a sociedade e as forças, pode-remos desenvolver um verdadeiro projeto de desenvol-vimento estratégico, socialmente justo e ambiental-mente sustentável para Içara, onde seu povo desfrute do desenvolvimento com qualidade de vida.
Precisamos decidir que Içara queremos construir para os próximos 50 anos, com que método queremos melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Para isso, precisamos romper com os velhos métodos do clientelismo, da política do varejo, que só reproduzem a pobreza material e espiritual e optar por um projeto estratégico de desenvolvimento, criativo, estimulador, democrático, com a participação popular e que opor-tunize a todos as suas chances.
Estarei todas as semanas escrevendo sobre um as-sunto de interesse coletivo. Até a próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário