O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

GERAL - Campanha de vacinação contra a pólio tem início nesta semana

Crianças com idade de zero a cinco anos incompletos devem ser levadas às unidades de saúde até o dia 22 para tomarem as gotinhas da vacina contra poliomielite, a paralisia infantil.

Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poli-omielite 2011 iniciou nesta segunda-feira, dia 13.
Em Içara, 1.957 crianças de zero a cinco anos in-completos serão vacina-das. A meta é atingir 95% do público-alvo em cada e-tapa da campanha.
A campanha será dividi-da em duas partes. A pri-meira vai até o dia 22 de junho, e a segunda começa em agosto.
O Brasil realiza a campa-nha desde 1980. O País não registra casos da doen-ça, mais conhecida como paralisia infantil, há 22 a-nos. Mas, é fundamental a manutenção da vacina pa-ra evitar a reintrodução da doença, conforme explica a enfermeira da Vigilância E-pidemiológica da Secreta-ria de Saúde de Içara, Iane Silveira. “Ainda existem países com pessoas contaminadas pela do-ença. Então, se um bra-sileiro viajar para um destes países e contrair a doença, o vírus pode entrar novamente no Brasil. Por isso, a vaci-nação continua sendo feita”, diz. A única for-ma eficiente de contro-lar a Poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.
Sábado, 18 de junho, é o “Dia D” de vacina-ção. Em Içara, além das unidades de saúde, que já oferecem a vacina durante a semana, os supermerca-dos Abimar, Giassi e Moni-ari, e o posto da Polícia Ro-doviária, no bairro Liri, também disponibilizarão as gotinhas.
Em todo o Brasil, do total de 14.148.182 crianças me-nores de cinco anos de ida-de, devem ser vacinadas 13.440.722 crianças.
Todas as crianças de ze-ro a menores de cinco anos deverão receber a vacina oral (duas gotinhas), inde-pendente de terem sido va-cinadas anteriormente.
A campanha vai envol-ver 350 mil profissionais da saúde, de todas as áre-as, em 115 mil postos de va-cinação. Serão distribuí-das 43,2 milhões de doses de vacina. O Ministério da Saúde investirá R$ 46,6 mi-lhões nas duas etapas. Pa-ra Santa Catarina serão re-passados R$ 327,2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário