O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,

Conheça as temidas doenças de inverno (1)

As doenças de inverno mais co-muns são as que atingem a gargan-ta e o aparelho respiratório. Os alvos mais comuns são as vias respiratórias superiores (o nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões. Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tra-gam grande desconforto. Mas, quando se complicam, podem levar à morte. Por isso, é fundamental conhecer as diferenças e ficar de olho nos sintomas.
Em geral, secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificulda-des respiratórias indicam a necessidade de tratamento de emergência, muitas vezes com hospitalização. Para evitar que isso aconteça, informe-se.
Principais doenças:
Alergia: O que é? É uma “resposta imunológica e-xagerada”, isto é, ocorre quando o organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Em geral, ela tem motivação genética.
Sintomas: As alergias típicas do inverno são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.
Agentes: Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.
Prevenção: A primeira provi-dência é descobrir a fonte da a-lergia, que deve ser diagnosti-cada por um médico especialis-ta em alergias. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia.
Tratamentos: Devem ser sempre prescritos por mé-dicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, corti-sona e, em alguns casos, “vacinas” que dessensibilizam o organismo.
Asma: O que é? A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Pode ser causada por diver-sos fatores, e ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças.
Sintomas: Os principais são a falta de ar e o “chiado” na respiração.
Agentes: A asma pode ser causada por uma reação alérgica ou por infecção das vias respiratórias.
Prevenção: Ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, pres-crita pelo médico.
Complicações: A asma pode causar enfisema pulmo-nar e morte por insuficiência respiratória.
Tratamentos: Os tratamentos de emergência só po-dem ser dados por médicos, e incluem a famosa “bom-binha”, a nebulização e medicação.
Bronquite: O que é? É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.
Sintomas: Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.
Agentes: Os causadores podem ser alergias, irrita-ções causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.
Prevenção: Não permanecer em ambientes poluídos.
Complicações: Pode progredir para pneumonia.
Tratamentos: Depende da causa da bronquite e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos.
Continuamos na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário