O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

GERAL - PF ouve pacientes que tiveram prontuários superfaturados

A denúncia feita pelo diretor clínico do Hospital São Donato diz que a instituição cobrou procedimentos do SUS que não eram realizados; suspeita-se que funcionários adulteraram prontuários.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Polícia Federal de Cri-ciúma continua a investigação sobre a possível fraude em procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Donato, de Içara. A denúncia foi feita pelo diretor clínico da entidade, o ginecologista Lauro Nogueira, ao Ministério Público, em abril de 2010.
De acordo com o delegado federal de Criciúma, Ra-fael Broietti, atualmente estão sendo ouvidos pacientes que tiveram os prontuários superfaturados. “Agora não é possível dizer quantas pessoas tiveram os prontuários adulterados, mas, foram muitas”, relata o delegado.
Em março deste ano, a Secretaria Regional de Saúde e o serviço de auditoria do SUS constataram a suposta fraude, através de relatórios emitidos à Polícia Federal. Porém, os dados não são conclusivos, por isso a investigação continua, ainda sem prazo para acabar. “Não temos um prazo estipulado para concluir a investigação. Estamos aguardando a au-ditoria”, diz Broietti.
Ainda em abril de 2010, a Polícia Federal esteve na instituição a fim de recolher documentos administrativos dos anos de 2009 e 2010. Inúmeras caixas com papéis foram levadas em caminhonetes da polícia.
A denúncia feita pelo diretor clínico da instituição dava conta de que o hospital estaria cobrando procedimentos do SUS que não eram realizados, ou seja, eram descritos nos prontuários os mais caros, enquanto que, na verdade, os pacientes recebiam procedimentos mais baratos.
O assessor jurídico do hospital, Juarez Ramos dos Santos, foi procurado pela reportagem do Jornal Içarense, mas está hospitalizado. Segundo o presidente da instituição, Acir-ton Costa, até o momento a Polícia Federal não repassou informações para a direção. “Entregamos a documentação que eles pediram e ficaram de nos dar uma posição”, conta Costa.
Ainda de acordo com o presidente, mais detalhes poderiam ser informados pelo advogado do hospital. Mas, devido a um problema sério de saúde, não comparece à instituição há um mês.
Sobre a outra questão envolvendo o Hospital São Donato que está em investigação policial, o suposto desvio de dinheiro (mais de R$ 100 mil) por parte da direção do Grêmio da instituição, a informação da promotoria da Comarca de Içara é de que deve estar em trâmite na Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário