O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

VARIEDADES - FAI ajuda mulheres na criação de clubes de mães em Içara

Ao fornecer apoio, materiais e monitoras, a Fundação Assistencial de Içara (FAI) tem incentivado mulheres do município na realização de trabalhos manuais e confraternização.

(Fotos/Divulgação)

A Fundação Assistencial de Içara (FAI), além de outras atribuições, ajuda mulheres formar e manter clubes de mães. A função da entidade é fornecer o material para trabalhos manuais e disponibilizar monito-ras para ensino de pintura em tecido, bordado, entre outras atividades.
De acordo com a secretária executiva da FAI, Zul-mara Bacis Gugliemi, para a criação de um clube de mães, as içarenses precisam formar um grupo de no mínimo 10 pessoas.
“São elas que definem lo-cal e dia da semana para o encontro. Também elegem uma presidente e arrecadam dinheiro para suas festas e viagens. Nossa parte é explicar como deve funcionar o clube, fornecer material e contratar a monitora”, explica Zulmara.
Atualmente, a FAI ajuda 53 clubes de mães, sendo que quatro deles são de tercira idade. “Temos também oito clubes em parceria com a Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (EFIAS)”, conta a secretária executiva.
Na quarta-feira, dia 8, a FAI criou mais um clube, desta vez no bairro Jardim Elizabete.
A presidente da entidade e primeira dama, Marielza Inácio da Luz, decidiu ajudar as 23 mães que pediram reuniões no período noturno, por trabalharem durante o dia. “Elas nos relataram que gostariam de aprender a fazer trabalhos manuais e também participar do ambiente de descontração proporcionado pelos clubes de mães da FAI. Adoramos a ideia e prontamente atendemos ao pedido”, destaca Marielza da Luz.
Depois da fundação do clube do bairro Jardim Elisabete, a equipe da FAI distribuiu o material de trabalho para as 23 mulheres
Recentemente o clube de mães da localidade de Alto Alegre também ganhou o apoio da FAI.
Com a fundação oficial do clube, no início do mês, 17 mães passam a se reunir todas as segundas-feiras. Além de oficializar o clube, a FAI entregou às componentes todo o material necessário. “É bem legal. Um momento de descontração. A maioria das mulheres deseja aprender a fazer trabalhos manuais, mas algumas vão para as reuniões mais para conversar. É uma terapia para elas. Muitas que eram depressivas começaram a melhorar depois que se envolveram com o clube. Só estando nas reuniões para perceber a alegria delas”, enfatiza Zulmara.
Em abril a FAI ofereceu às mais de 20 monitoras e coor-denadoras aulas de capaci-tação artística com novas técnicas de pintura em tela e tecido. O curso foi ministrado no Centro de Eventos, pela paulista Lina Melão, contratada da empresa Con-dor, de São Bento do Sul.
Cerca de 70 aniversariantes do mês de maio foram contempladas com um passeio no Aqua Park, em Urussanga, com direito a almoço sorteio de brindes e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário