O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de julho de 2011

GERAL - Governo anuncia volta às aulas e professores continuam greve

Após a assembleia estadual dos professores ter definido pela continuação da greve, o Governo Federal tem tentado o retorno das aulas; porém, muitos mestres ainda continuam o movimento.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Apesar de o Governo do Estado ter anunciado a volta às aulas nesta segunda-feira, dia 11, muitos professores ainda estão em greve, o que fez com que alunos desavisados fossem para a escola, tendo que re-tornar para a casa.
Em Içara, por exemplo, a Escola Profª Salete Scotti dos Santos, do Centro da cidade, chegou a receber alunos tanto no período da manhã, quanto da tarde. “Alguns professores foram até o colégio para receber estes estudantes e prestar esclarecimentos sobre a greve. Em seguida, eles foram dispensados”, explicou o diretor Max de Mello.
Ainda de acordo com o diretor, a escola só vai tratar do calendário para reposição das aulas quando os mesmos retornarem.
A maioria dos professores das escolas estaduais içarenses permanecem em greve. Mas, alguns retorna-ram às aulas. É o caso dos educadores das séries iniciais da Escola Augusta Scotti Bacis, do bairro Cristo Rei. “Os professores do 1º ao 5º retornaram nesta segunda-feira. Os alunos das demais séries não chegaram a procurar a escola, mas muitos pais têm ligado para saber”, informou a diretora Rejane de Lo-renzi Cancelier
De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Criciúma, Cíntia dos Santos, o sindicato não teve notícia sobre escolas que podem ter retomado as aulas. “Estivemos nesta segunda-feira em Lauro Müller, onde conversamos com estudantes e professores. Várias escolas se mantêm em greve. Com certeza vamos manter a luta”, enfatizou a coordenadora.
Reuniões entre os grevistas estarão acontecendo em todas as cidades da regional. Em Içara, o encontro ocorreu na noite desta segunda-feira, às 19h30 min, na Escola Profª Salete Scotti dos Santos.
“As reuniões estão servindo para organização do movimento. A luta continua”, observou Cíntia.
Durante reunião na última sexta-feira, dia 8, entre o governador Raimundo Colombo, a Secretaria de Educação e os gerentes regionais da área, ficou acordado que os gerentes atuarão no diálogo com os professores que ainda não voltaram às salas de aula.
"Agora vamos fazer a reposição das aulas. Visitar colégio por colégio, diretor por diretor, sala por sala e vamos normalizar a educação”, disse o governador. Colombo frisou que 80% dos professores, conforme números de quinta-feira, dia 7, já voltaram e que, se for preciso, serão contratados professores ACTs (Admitidos em Caráter temporário).
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a reposição das aulas acontecerá ainda em julho, utilizando dez dias do recesso escolar, se estendendo até 30 de dezembro e sem aulas aos sábados, como foi cogitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário