O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

GERAL - Projeto Família em Ação realiza Seminário Escola de Pais em Içara

A Escola de Pais é uma entidade formada por voluntários de diversas partes do país que, preocupados com a formação educacional e psicológica das crianças, dá orientações às famílias.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Pais, futuros pais e educadores de Içara tiveram a oportunidade de ouvir de especialistas orientações sobre como educar os filhos.
O Seminário Escola de Pais do Brasil, promovido pelo projeto Família em Ação, de Içara, foi realizado nesta sexta-feira, dia 1º, no salão da Igreja São Donato.
O projeto Família em Ação é formado pelas Secretarias de Educação e Cultura; Saúde; Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; e Conselho Tutelar.
“Foram enviados sete mil convites para os alunos das escolas de Içara entregarem aos pais e, também, para os educadores do município. Nosso objetivo é ajudar o cidadão içarense, fortalecendo as famílias”, explica a psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Ange-lita Zimerman.
O evento, aberto a toda a comunidade, contou com a palestra do professor Mari-no Schiochet, que falou sobre o que é a entidade Escola de Pais; e a professora Ve-ra Lúcia Baratto, que apro-fundou alguns temas sobre educação de filhos.
O casal, da cidade de Videira, Oeste catarinense, é representante nacional da Escola de Pais de Santa Ca-tarina.
A Escola de Pais, composta por voluntários, é um modelo que veio da França em 1963 e tem sido implantado em algumas cidades brasileiras. Na região, já foi realizada em Urussanga e Orleans. “No ano passado, a aquipe do Família em Ação, de Içara, foi conhecer a Escola de Pais nestas cidades. Achamos que a ideia da escola vem de encontro com os objetivos da Família em Ação, que é priorizar a família içarense e formar uma sociedade sadia e bem educa-da”, ressalta Angelita.
Durante o seminário foram entregues fichas de inscrições para interessados em criar a entidade Escola de Pais em Içara. “Queremos implantar a entidade, mas, é preciso voluntários. Por isso, mais adiante vamos fazer círculos de debates e selecionar aqueles que realmente estão dispostos a criar a Escola”, observa a psicóloga.
Antes do encontro desta sexta-feira, o projeto preparou as famílias para o seminário, realizando reuniões na maioria dos bairros.
O projeto Família em Ação começou em 2009 e entre os trabalhos que mais impac-taram estão o Concurso de Frases A família que eu quero, no qual os alunos criaram as frases junto com os pais. Em 2010, o 1º Fórum Municipal de Pais reuniu 500 pessoas no salão da Igreja Matriz São Donato, para a palestra do jornalista Luiz Carlos Prates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário