O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

GERAL - Postos abertos até às 20h para vacinar contra sarampo e pólio

Com o objetivo de atender e imunizar o maior número de crianças contra a poliomielite e o sarampo, as unidades de saúde de Içara terão horários estendidos até às 20h durante a semana.

(Mao Nyetto/Jornal Içarense)

Iniciou nesta segunda-feira, dia 8, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Cam-panha de Seguimento Con-tra o Sarampo.
Durante o período das campanhas, as unidades de saúde de Içara estarão abertas em horário esten-dido, nas terças-feiras e quintas-feiras, dias 9, 11, 16 e 18, das 8h às 12h e das 13h às 20h.
O Dia “D” acontece sá-bado, dia 13, com abertura das unidades de saúde das 8h às 17h, e posto de vaci-nação na Praça São Dona-to. A campanha da pólio vai até o dia 19 e a do sa-rampo, até dia 16.
Devem ser vacinadas contra pólio todas as crian-ças de zero a 5 anos incom-pletos (4 anos 11 meses e 29 dias) e contra sa-rampo as crianças de 1 a 7 anos incom-pletos (6 anos 11 meses e 29 dias).
A meta de vaci-nação é de 95% do total de crianças pa-ra cada faixa etária, sendo 3.760 para pólio e 4.801 para sarampo.
“Apesar de a po-liomielite estar er-radicada do Brasil desde 1990, o vírus da doença ainda circula em diversos países, sendo fundamental a continuação da vacina-ção devido ao grande fluxo de viajantes vindos de vá-rias partes do mundo”, ex-plica a enfermeira coorde-nadora da Vigilância Epi-demiológica de Içara, Re-nata Zaccaron.
Quanto ao sarampo, desde 2001 não existem ca-sos originados no Brasil. No entanto, até junho de deste ano foram registra-dos 18 casos no país, rela-cionados à importação do vírus, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ma-to Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí.
“É necessário levar a car-teirinha de vacinação”, ressalta a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário