O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

POLÍCIA - Estado adere a Campanha Nacional do Desarmamento

Estudos como o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, mostram que, quando há campanhas de desarmamento, os índices de criminalidade diminuem.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O ministro da Justiça, Jo-sé Eduardo Cardoso, estará em Florianópolis nesta sexta-feira (26) para, junto com o governador Raimundo Colombo, assinar o Termo de Acordo e Cooperação (TAC) para a adesão de Santa Catarina na Campanha Nacional do Desarmamento – Tire uma arma do Futuro do Brasil.
O ministro participa, ainda, da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada – Estadual (GGI-E), que acontece no Centro Administrativo do Governo do Estado, a partir das 17h. Na o-casião, Colombo assina o de-creto de reformulação do Gabinete de GGI.
O ministro será recepcio-nado pelo governador Rai-mundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba.
Santa Catarina é o 18º Estado a aderir a campanha. Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe já assinaram acordos semelhantes.
Com isso, o Estado se compromete a ampliar a re-de de coleta de armas. Não apenas as Polícias Federal e Rodoviária Federal ficam responsáveis por receber os armamentos e munições.
A campanha entrou em vigor em todo o país em 6 de maio. Desde então, já foram recolhidas cerca de 16 mil armas. A ação tem quatro novidades em relação às anteriores: anonimato para quem entregar a arma; inu-tilização imediata do artefato; agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e ampliação da rede de recolhimento de armas.
Estudos como o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, mostram que, quando há campanhas de desarmamento no país, os índices de criminalidade e homicídios diminuem.
Em Santa Catarina, o GGI foi instituído em 2005, através do decreto 3.094, de 28 de Abril. Tem como objetivo prevenir, reduzir e controlar a criminalidade e a violência no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário