O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

POLÍTICA - PDT de Içara tem Comissão Provisória homologada

O ex-Diretório do PDT foi destituído em razão da saída de 29 membros, que decidiram se desfiliar ou ingressar em outros partidos; agora dois grupos divergem quanto à formação da Provisória.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Içara teve uma Comissão Provi-sória homologada recentemente pelo Diretório Esta-dual da sigla. O comando ficou com o empresário José Francisco Pizzetti. Po-rém, além da comissão de Pizzetti, um outro grupo de pedetistas se manifestou para formar a Provisória. Este é encabeçado por Maria Brígido Vieira, a Kika, ex-vice-presidente do par-tido, no Diretório que tinha como presidente Murialdo Canto Gastaldon, agora filiado ao PT.
“Perguntei se eles (grupo da Kika) tinham a intenção de chamar os 400 filiados do partido na cidade para participar das decisões e fazer o PDT crescer. Eles afirmaram que estes filia-dos não tinham se mani-festado até agora e formaram uma comissão. Então, percebendo que o partido ia ficar como estava, sem a participação de todos os pedetistas de Içara, levei o caso à Executiva Estadual”, explicou Pizzetti.
A Executiva Estadual sugeriu que o empresário formasse uma comissão, que acabou sendo aprova-da. “Quem nomeia a Comissão Provisória é a Estadual. Já nomeamos o grupo que tem José Francisco Pizzetti na presidência. Se o outro grupo quiser disputar na convenção, vai poder, porque somos democráticos”, esclareceu o presidente estadual do PDT, Manoel Dias.
Para Pizzetti, o PDT tem ideologia e história interes-santes e isto estava se per-dendo no município. “Te-mos que estar na elite política da cidade. Devemos colocar o PDT onde ele merece”, enfatizou o presi-dente da Provisória.
Além do prestígio da sigla, que foi se perdendo com a crise que acometeu os partidos pequenos, o novo presidente pretende organizar as contas.
“O PDT de Içara teve as contas do exercício financeiro de 2010 rejeitadas. Com isso, teve suspenso o repasse de cotas do Fundo Partidário ao diretório municipal por 12 meses”, ob-servou Pizzetti.
O pedetista não considera o interesse do outro grupo como uma disputa. “É bom que eles tenham inte-resse em participar. E eles têm este direito”, reforçou.
Além de Pizzetti, a Comissão Provisória do PDT de Içara é formada ainda pelo vice-presidente Joadilson Sotero da Silva, 2º vice-presidente Otávio Domingos Possamai, secretário Wilian Tavares Laurentino, tesoureiro Ricardo Bitencourt Custódio, e membros Ana Maria Garcia, Israel Cardoso Garcia, Jair Candioto, Júlio Cesar Pizzetti, Vanilda Antunes Possamai; e o líder da bancada na Câmara Municipal, Diego Vittorassi, que integra a Provisória automaticamente.


Maria Brígido envia ofício de repúdio à Estadual do PDT

Eleita presidente da Comissão Provisória do PDT de Içara, no dia 13, com sete dos 12 votos dos membros presentes em reunião, Maria Brígido Vieira, a Kika, enviou um ofício ao presidente estadual do PDT, Manoel Dias, reclamando da outra nominata encabeçada por José Francisco Pizzetti. “No dia 19 de agosto, sexta-feira, quando finalmente conseguimos contato com a Comissão Estadual, fomos surpreendidos com a informação de que já havia uma nominata da Comissão Provisória de Içara, para ser aprovada. Ao tomar conhecimento dos nomes ali arrolados mais surpresos e indignados ficamos, já que todos estavam presentes na reunião onde a verdadeira comissão foi eleita de maneira aberta, livre e democrática, e, nenhum deles teve a hombridade de falar o que tinham feito às escuras, sem o conhecimento dos demais membros do Diretório que permanecem no partido e tem o direito de opinar e votar no que quer e desejar. Conforme acima exposto, solicitamos que Vossa Senhoria homologue a Comissão Provisória devidamente eleita”, pediu Kika, no ofício.
Segundo a assessora parlamentar da bancada do PDT, Marilda Grunow, Pizzetti quis ser presidente, mas não teve o apoio da maioria. “Foi uma decepção para nós a iniciativa de Pizzetti e outros, que estavam conosco na reunião, e nos deram um golpe. Eles poderiam ter falado que fariam isso”, criticou a assessora parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário