O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

VARIEDADES - APAE de Içara realiza Feira Cultural e Pedagógica

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a APAE de Içara já realizou diversas atividades; nesta sexta-feira, dia 26, foi a vez de expor os trabalhos dos alunos.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara realizou, nesta sexta-feira, dia 26, a Feira Cultural e Pedagógica.
O evento reuniu os alunos da instituição para atividades recreativas e expôs trabalhos desenvolvidos por eles.
A feira iniciou às 9h, com apresentação do grupo de dança da APAE. Em seguida, o Ministério Diante do Pai tocou músicas de adoração a Deus, que foram a-companhadas em coro pelos alunos.
À tarde, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PE-TI), do bairro Pedreiras, estiveram na instituição para apresentações teatrais.
Cada turma da entidade desenvolveu uma atividade de aprendizagem diferente. O resultado ficou exposto nas salas de aula durante o dia, para que estudantes de outras escolas e a comunidade pudessem conhecer.
A turma do professor de Educação Física, Adjair Martins, tratou do tema A-cessibilidade.
“Neste primeiro semestre fizemos uma atividade fora da sala de aula. Saímos com os alunos pela cidade para conferir o que o município precisa na infra-estrutura, a fim de oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência física ou até mesmo idosos. Os alunos perceberam que os me-ios de transporte, como os ônibus, estão se adequando. Porém, o restante da cidade ainda precisa de muitas mudanças. Falta acesso às lojas. Existem pou-quíssimas rampas. Na prefeitura, por exemplo, não há. Existem apenas escadas”, ressaltou o professor.
A diretora adjunta da APAE de Içara, Iara Aman-dio Martinez, destacou o trabalho do grupo de mães da entidade.
“Desde março deste ano, o grupo de mães da APAE começou a aprender patch-work, trabalho manual feito de pedaços de tecidos e-mendados. As mães também estão ensinando as alunas a fazer fuxicos”, contou Iara. Os trabalhos manuais ficaram à mostra durante a feira.
Também ontem, a APAE disponibilizou um bazar com roupas de diversos preços para os visitantes.
Ainda dentro da programação, será realizada, neste sábado, dia 27, a Festa da Família, com palestra aos pais, atividades culturais e de lazer, além de almoço de confraternização.
Já na segunda-feira seguinte, dia 29, os alunos prestigiarão a Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Cri-ciúma. E dia 30, terça-feira, estarão na ONG Multiplicando Talentos, onde vão assistir a um filme em cinema 3D.
As APAEs de todo o Brasil comemoram a Semana Nacional Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 21 e 28.
O tema deste ano é A Pessoa com Deficiência quebra a Cultura da Indiferença. Tenha Coragem de Ser Diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário