O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Geral: Panfletagem na Marcos Rovaris contra exploração infanto-juvenil

Exploração e abuso sexual, violência física e psicológica, negligência, bullying e outros problemas contra crianças e adolescentes têm crescido no Estado; Içara combate com informação.

FRAMBER JÚNIOR/JI
Sábado, 24, é Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Para chamar atenção da sociedade içarense quanto à gravidade do problema, a Administração Municipal de Içara, junto com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; está promovendo desde segunda-feira, dia 19, a Semana Contra a Violência e Exploração Infanto-Juvenil.
As equipes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Programa de Atendimento Especializado na Família e Indivíduos (PAE-FI) estão fazendo panfletagem em toda a rede de saúde e também nos órgãos de proteção, além de visitas a escolas, núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e comércio. Três outdoors foram colocados na cidade para alertar sobre o tema.
Nesta sexta-feira, dia 23, está programada uma abordagem de veículos e de civis na Rua Coronel Marcos Rovaris, das 8h às 12h.
“Pretendemos, com estas ações, chamar atenção das pessoas e também das autoridades para um problema tão próximo de nós”, explicou a secretária da Pasta Rita de Cássia Vieira, que ainda lembra que denúncias contra exploração podem ser feitas pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar, pelo 3432-7668.
Em 2010, o Disque 100, número nacional para recebimento de denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes, encaminhou para o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) 1.316 denúncias de violência contra crianças e adolescentes, que englobam exploração e abuso sexual, violência física e psicológica, negligência, bullying e outros.
Destas, 397 foram especificamente denúncias de exploração e abuso sexual infanto-juvenil.
Os dados de 2011 do Disque 100 apresentam um agravamento do quadro, pois somente até o mês de agosto foram recebidas 1.242 denúncias, sendo 461 de exploração e abuso sexual infanto-juvenil.
Mas, apesar de desatualizados, números do Programa Sentinela, que presta apoio às vítimas de abuso e violência sexual, mostram um quadro que deve ser ainda mais grave: entre 2006 e 2008 foram atendidos 21.856 casos de abuso e exploração sexual, o que revela uma média de 607 casos por mês ou 20 casos por dia em Santa Catarina.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário