O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Política: PSD de Içara tranquilo quanto à criação da sigla no País

A criação do Partido Social Democrático (PSD) continua ameaçada; o TSE determinou, no dia 16, abertura de prazo de 48 horas para manifestações das partes envolvidas no processo de registro.
MASO NYETTO/JI
O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou, na semana passada, parecer à ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sugerindo que a sigla apresente as certidões expedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para demonstrar que obteve o apoiamento mínimo nacional necessário ao registro do estatuto no TSE.
Segundo o MPE, o PSD não comprovou até o momento o apoiamento mínimo de eleitores exigido por dispositivo do artigo 9º da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).
Pela documentação apresentada pelo partido, o MPE diz que o total de apoios certificados para a criação da agremiação é de apenas 177.371 eleitores, aquém do número exigido pela legislação.
Caso não seja cumprida a recomendação, o Ministério Público opina pelo indeferimento do registro da legenda, ou seja, o partido em formação não terá o registro oficial e poderá perder o prazo para participar das eleições de 2012.
O deputado estadual José Nei Ascari divulgou, através de nota, que o MPE não se posiciona pelo indeferimento, apenas pede diligencias para apresentação de documentos.
“O PSD tem documentos que comprovam o apoio de mais de 613 mil eleitores e obteve aprovação de 16 TREs. Todas as exigências processuais foram cumpridas rigorosamente, restando agora apenas o deferimento dos ministros do TSE. Nosso otimismo quanto ao registro do PSD é grande”, enfatiza Ascari.
Quanto à possibilidade de o novo partido não poder participar das próximas eleições municipais, o PSD de Içara, através do presidente da Comissão Provisória e vice-prefeito, José Zanolli, diz estar tranquilo. “Estamos tranquilos. Temos até o dia 30 para aguardar a definição do TSE. O deputado estadual, José Nei Ascari, e o presidente do partido no Estado, Nelson Serpa, têm nos passado segurança de que tudo vai dar certo, que vamos obter o registro em tempo hábil”, ressalta o pessedista içarense.
Zanolli conta que a sigla está trabalhando a nominata de vereadores, que já está “com um bom número de interessados”.
Além disso, o PSD de Içara está investindo nas candidaturas femininas, para atingir o percentual mínimo de 30% de mulheres entre os candidatos.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário