O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 15 de outubro de 2011

Colunista Vivi Maragno

Candidíase e Vaginose

Também conhecida como monilíase vaginal. A cândida é um fungo geralmente presente no trato gastrointestinal e região perianal. Ele cresce bem no meio ácido da vagina, podendo colonizá-la. O controle do crescimento depende da presença de outros microorganismos na flora vaginal normal. Muitas vezes ele aparece quando ocorre um desequilíbrio entre os integrantes da flora vaginal normal.
A resistência do organismo cai pelo uso de antibióticos de amplo espectro, gravidez, diabetes, infecções, doenças que causam deficiência imunológica como AIDS, ingestão excessiva de carboidratos ou o uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais e corticóides.
A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), entretanto o parceiro sexual pode ou não apresentar sintomas como coceira ou irritação no pênis. Os sintomas mais frequentes nas mulheres são o corrimento espesso tipo nata de leite ou leite coalhado, geralmente acompanhado de coceira e irritação intensa da vagina e vulva que podem piorar na época da menstruação e com a relação sexual. O exame clínico e a realização de exame direto da secreção vaginal em solução salina ou usando hidróxido de potássio a 10% evidencia a presença do fungo. O tratamento inclui o uso de antifúngicos em óvulos ou cremes vaginais ou por via oral. A prevenção salienta a correta higiene e o uso de roupas íntimas de algodão, evitando calor e umidade na área genital.
A vaginite ou vaginose não é considerada DST (doença sexualmente transmissível), pois já foi relatada em mulheres jovens e freiras sem atividade sexual. É causada por uma alteração na flora vaginal normal, com diminuição na concentração de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente a Gardnerella vaginalis. A secreção vaginal branco-acinzentada, com odor de peixe é o sintoma característico. A irritação e o prurido (coceira) vulvar são raros. O diagnóstico é feito através do exame direto com a identificação das células e da liberação do odor típico no teste da amina. O tratamento é realizado através do uso de cremes vaginais específicos. Todas as mulheres devem fazer exame preventivo (papanicolau) anualmente ou quando for solicitado pelo profissional de saúde.
Mulheres, sejam bem vindas ao Outubro Rosa!!!!!

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário