O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 22 de outubro de 2011

Política: Vereadores criticam setor de trânsito do município

Na sessão de quinta-feira, dia 20, os vereadores criticaram o setor de trânsito do município, dizendo que o mesmo não funciona; já o responsável diz que as acusações são infundadas.
BRUNA BORGES/JI
Uma indicação de Darlan Carpes (PP), na sessão legislativa desta quinta-feira, dia 20, que pedia ao Departamento de Trânsito do município a instalação de placas de sinalização, trouxe à tona uma reclamação constante dos vereadores. Para eles, o departamento não funciona.
“O setor de Trânsito só funciona em dia de festa, para pintar meio fio. Tenho certeza que esta indicação vai para o arquivo redondo. No que está sendo aplicado o dinheiro das multas?”, questionou o vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP).
Carpes concordou com a reclamação do colega progressista. “Temos pedido desde o início do mandato para que sinalizem as ruas e nada é feito. Já aconteceram mais de cinco acidentes ali”, reclamou Carpes, sobre as solicitações para o Bairro Aurora.
O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PMDB), sugeriu uma reunião com o responsável pelo setor, Eduardo Demétrio Ferreira, a fim de que possa explicar por que ainda não foram colocadas as placas licitadas. “Devemos convidar também a empresa ganhadora da licitação”, ressaltou Boca.
Marzinho voltou à tribuna para reforçar as críticas e sugeriu até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar os trabalhos do setor.
Procurado pelo Jornal Içarense para comentar as acusações, Ferreira disse que “elas não tem fundamento”. “A licitação foi aberta para fazer a mudança no trânsito na área central da cidade, conforme combinado com as entidades comerciais. Mas, na licitação, existe o fornecimento e existe o serviço de colocação. Ainda não utilizamos a colocação. Foram compradas de 300 a 400 placas e a mão-de-obra deve ser utilizada na semana que vem”, explicou o responsável pelo setor.
De acordo com Ferreira, a dotação orçamentária disponível para o departamento é de R$ 80 mil. “Este valor é estipulado pela própria Câmara. Só com isto, é complicado atender a demanda. Utilizamos o dinheiro para este projeto no Centro”, confirmou.
Ainda segundo Ferreira, a responsabilidade de colocação de placas em toda a cidade é da Secretaria de Obras. O Setor de Trânsito é apenas um departamento da Secretaria.
Quanto às multas, o responsável explica que, conforme o Art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97): A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
“Estamos usando a arrecadação que é para isto. Está tudo regular”, afirmou Ferreira, que planeja ir até a Câmara segunda-feira cobrar dos vereadores. “Acho que eles se precipitaram, criando uma polêmica. Quero que a pessoa que salientou isso prove o que falou”, disse.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário