O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Colunista Edna Benedet

Lixo: um problema mundial

O lixo tornou-se um problema a nível mundial. O volume de lixo produzido no mundo aumentou em três vezes mais do que a população nos últimos 30 anos. Os dados mostram que cada pessoa produz em média 300 quilos de lixo por ano, ou seja, ao todo, 30 bilhões de toneladas são produzidas anualmente. Somente o Brasil produz 240 mil toneladas por dia.
Esse aumento na quantidade da produção do lixo tem como causa dois fatores significativos.
O primeiro surge em decorrência do poder aquisitivo das pessoas, que passam a consumir mais. Em segundo, o mercado capitalista com aumento de produtos industrializados, contribui para produção dessa quantidade alarmante de lixo.
Portanto, esse problema é de todos nós, pois a falta de espaço para armazenar essa quantidade de lixo e os sérios riscos ambientais e à saúde pública, que ele causa, são problemas que tem que ser enfrentados e solucionados com responsabilidade, pois o desenvolvimento sustentável e com respeito ao meio ambiente é um questão de sobrevivência da própria humanidade. Assim, a solução viável para esse problema é reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido.
Muito do lixo que produzimos poderia ser reaproveitado através da coleta seletiva e da reciclagem, diminuindo consideravelmente a poluição do meio ambiente. Só para exemplificar, uma garrafa plástica leva em média 1 milhão de anos para decompor-se, uma lata de alumínio aproximadamente de 80 a 100 anos. Porém, todo material como papéis, plásticos e alumínios, podem ser reaproveitados ou invés de serem jogados no lixo, diminuindo consideravelmente o montante de lixo colocado nos aterros sanitários e preservando o meio ambiente.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário