O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Colunista Maso Nyetto

O processo foi dentro da normalidade e da democracia, pois a maioria dos filiados vestiu a camisa do partido e não a do interesse.” Presidente da Comissão Provisória do PP, Tarcísio Lima, sobre a vitória da Chapa 2 sobre a Chapa 1. Hoje, vai ter a eleição do Diretório, depois de 8 meses.

As mulheres
da Associação “Amigas do peito” - portadoras do câncer de mama de Içara - estiveram reunidas com a vereadora Edna Benedet da Silva (PC do B), para elaborar o projeto que cria "O Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama"no segundo sábado do mês de março de cada ano. Segundo Edna, a criação a data tem por objetivo, que na semana que antecede ao dia seja intensificada a conscientização e orientação para a comunidade no combate ao Câncer de Mama, tornando um compromisso do Poder Público com o público feminino, e contribuirá para o diagnostico precoce da doença, bem como, para conscientização sobre a importância do autoexame de mama e a mamografia, no diagnostico da doença, salvando vidas de várias mulheres.
Em Santa Catarina, são por ano 1.600, novos casos, sendo que 300 mulheres ao ano morrem de câncer de mama explica Edna. O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2010, foram diagnosticados mais de 50 mil casos da doença no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade em 2008, data do último registro do INCA, foi de 11.860 óbitos, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. Devido a essas estatísticas, o câncer de mama é considerado um grave problema de saúde pública mundial, não só pelo número crescente de casos diagnosticados a cada ano, mas também pelo investimento financeiro que é solicitado para equacionar as questões de diagnóstico e tratamento.
Na reunião, também foi elaborado projeto que cria o registro de câncer de base populacional do município. Esse registro prevê sistema de coleta permanente de todos os dados dos casos de neoplasias malignas de indivíduos residentes no Município.

Os vereadores
estiveram reunidos com o Prefeito Municipal Gentil da Luz e membros da Administração Pública, nesta quarta-feira, para explicar sobre projetos do Executivo, que estão em tramitação no Legislativo sobre pavimentação e cidade digital, para aderir a programas do Badesc. O Prefeito citou os nomes de ruas e os valores de cada obra de pavimentação que serão realizados através do programa Badesc Cidades. “São ruas importantes de vários bairros que receberão camada asfáltica ou lajotas”; comentou Gentil da Luz.
Sobre o projeto cidade digital um dos responsáveis pelos estudos para a implantação do projeto José Carlos Vieira explanou sobre o sistema há ser instalado no município. “Não estamos pensando apenas em internet gratuita, este projeto inclui uma integração em banda larga para as áreas do Poder Executivo, como saúde e educação”; salientou o engenheiro José Carlos Vieira. O projeto cidade digital compreende em instalação de antenas, computadores-servidores, software, mão de obra, lousas digitais, manutenção do sistema e treinamento no período de 24 meses. “Vamos criar uma infovia para a educação e saúde, e isso precisa um serviço de internet de alta qualidade, onde estas áreas da administração terão recursos que ajudarão na qualidade dos estudos e o atendimento a saúde”; exemplificou Vieira. Vamos aguardar!!!

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário