O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Política: Teste para comprovar se candidato sabe ler e escrever

Para concorrer a um cargo eletivo, todo candidato precisa apresentar comprovante de escolaridade. O analfabeto é considerado inelegível. Mas o que fazer quando o interessado não possui o atestado de que sabe ler e escrever? O Promotor de Justiça de Santa Catarina, Pedro Roberto Decomain sugere um teste em que o candidato copie em letra cursiva um texto escrito em letra de imprensa.
"Se não copiar é porque não sabe ler", explicou o Promotor de Justiça, durante palestra, nesta sexta-feira, na última edição dos "Seminários Regionais - Eleições 2008", que ocorreu em Tubarão.
O Promotor de Justiça afirmou ainda que o exame, apresentado como sugestão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, tem que ser realizado de forma reservada e individual para não constranger o candidato. "O teste é simples, mas bastante eficaz", garante Decomain.
O militar, seja das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros ou da Polícia, é o único que foge à regra. Ele não precisa ser filiado a nenhum partido político para ser candidato. Basta ter 10 anos ou mais de atividade e ser lançado por uma sigla. "O militar é o único que não segue a lei da filiação partidária", esclarece Decomain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário