O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Geral: Dicas do Procon para quem vai viajar nas férias

No período de julho nos dois próximos finais de semana, a atenção de muita gente estará voltada para o período de férias. Para aqueles que decidirem viajar sem muita preocupação, contratar os serviços de uma agência de viagem pode ser uma boa opção. Neste caso, após a escolha de que passeio fazer e do roteiro pretendido, o próximo passo é avaliar o tipo de pacote: se individual (personalizado) ou excursão.
A pesquisa de preço é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem, tais como: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), translados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficaram por conta do consumidor.
Segundo a Coordenadora do Procon de Içara, Rosângela Vidal Teixeira, "o consumidor de procurar referências sobre agências de viagens com pessoas de confiança que tenham usado os serviços. Uma vez escolhida a empresa e o pacote, todos os termos devem ser estabelecidos por escrito, em contrato".
Problemas durante a viagem devem ser comunicados aos responsáveis e, se possível, registrados por meio de fotos, ou vídeos, por exemplo.
O Código de Defesa do Consumidor determina, entre outros a reparação por prejuízos e danos de correntes de serviços em desacordo com a oferta ou mesmo inadequados.
Caso o problema não seja resolvido procure o Procon ou Juizado Especial de Pequenas Causas, que certamente o auxiliará nesta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário