O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Geral: Comunidades acusam Samae por contantes falta d'água

Bairro Demboski ficou sem água por mais de dez dias. Presidente Vargas também sofre com o problema. Presidente do Samae afirma que a culpa é da própria população, que estaria gastando muita água.
Há mais de um mês que não param de chegar reclamações sobre o abastecimento do Serviço Autônomo Municipal de Água e esgoto (Samae) de Içara nos meios de comunicação do município. Constantes faltas de água, principalmente nos bairros Demboski e Presidente Vargas, tem irritado moradores, que não recebem retorno de uma solução para o problema.
O bairro Demboski ficou sem água por mais de dez dias. Segundo informações de moradores, muitas reclamações foram feitas ao Samae, mas nada foi resolvido. De acordo com o presidente do Samae de Içara, César Dagostim, o problema era de um vazamento na adutora e foi resolvido na manhã de ontem. “Como estava chovendo muito nos últimos tempos, não estava sendo possível resolver esse problema, mas na manhã de quinta-feira eles acharam o problema e já resolveram”, afirma.
Já no Presidente Vargas, a questão é outra. Como um viaduto para o Anel Viário está sendo construído no local, a tubulação teve que ser refeita. Contudo, segundo Vanildo Warmling(conhecido por Alemão) morador do bairro e vice-presidente da União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci), a nova tubulação não atende à demanda do bairro, deixando a água sem pressão. “Neste último final de semana nós ficamos sem água. Só no domingo a água voltou, mas pela falta de pressão, estava levando de 7 a 8 horas para encher uma caixa de 500 litros”, reclama.
Warmling afirma que já reclamou com o Samae sobre a questão várias vezes, mas não obteve resposta. “Eles não querem nem saber. O Pedro Marques, quando trabalhava ali, sabia do problema e ia fazer uma tubulação maior, mas foi demitido antes disso”, diz. Pedro Marques é ex-diretor operacional do Samae, e foi demitido por falar mal do presidente do órgão na Rádio Difusora, há cerca de uma semana.
César Dagostim nega as acusações. “O Alemão nunca colocou os pés no Samae para reclamar. Ele só vai nos rádios e jornais”, afirma. Para ele, o problema de falta d’água no bairro se dá ao uso exagerado da população. “Todos resolvem lavar roupas na mesma hora. Aí é obvio que vai faltar”, diz.
Sobre a instalação da nova de 170hp, que César disse que estaria funcionando até o fim da semana passada, ele se defende. “Ela já está instalada. Foi testada e agora estamos esperando a visita de um técnico de São Paulo que virá regulá-la”, conta.
A nova bomba substituirá duas que possuem somente 60hp e está sendo bastante esperada pela população, já que promete diminuir os problemas de falta d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário