O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Geral: Fortes chuvas aliadas à crise financeira afetam o comércio

Segundo o presidente da CDL, Jader Ednei de Souza, a catástrofe climática que assolou Santa Catarina e a crise financeira enfrentada mundialmente, foram refletidas de forma negativa no comércio da região.

Antes de novembro de 2008, a expectativa para o aumento das vendas era de 6 a 7%. Contudo, conforme conta o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Içara (CDL), Jader Ednei de Souza, depois do comprometimento da região com as vítimas atingidas pelas fortes chuvas do estado e a difícil crise financeira enfrentada pelo mundo, o cenário mudou. "O mês de dezembro começou muito bem, mas foi diminuindo no decorrer dos dias", revelou o presidente. "Esperávamos crescimento. Porém, em meio a tantas dificuldades, consideramos positivas as vendas", completou.

De acordo com os dados registrados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), foram 3% de acréscimo nas vendas armazenadas em consultas ao SPC. Por enquanto, não se sabe a porcentagem das compras à vista. Isso significa que o aumento deve ter sido maior. Mesmo assim, alguns vendedores e proprietários de lojas do município de Içara se mantêm desmotivados em relação ao comércio.

De 15 lojas de confecções femininas, no centro de Içara, visitadas pelo Jornal Içarense, quase 80% afirmaram que esse foi o pior dos últimos quatro anos. "As pessoas estão preocupadas com a crise, ao mesmo tempo em que estão empenhadas em prestações de móveis, de carro... Isso acaba afetando o comércio com produtos de valor médio", avaliou a vendedora da Loja Marri modas, Vanessa Ronsani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário