O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Geral: O sonho acabou: falta de estrutura anula esperança de Posto de Saúde 24 horas

"As pessoas não escolhem horário para ficar doentes". Foi com essa afirmação que o mecânico Altair Pereira, morador do bairro Vila Nova deixou o posto de saúde na manhã de ontem. Ele foi até o local com a intenção de marcar uma consulta médica, mas saiu de lá sem o resultado desejado, já que todas os atendimentos para a semana já haviam sido agendados. A opção que recebeu foi a de voltar às 17h, mas apenas se fosse caso emergencial.
A trama de Pereira se repete com frequencia na unidade desde o dia 18 dezembro de 2008, quando a administração anterior a inaugurou como de funcionamento 24 horas.
Segundo o novo secretário de Saúde de Içara, Fabrício Possamai, o local nunca foi aberto no horário prometido, o que indignou a população. "A impressão que eu tive foi de que eles precisavam mostrar esse último serviço e inauguraram assim mesmo, sem estrutura. O local é próprio apenas para um posto de PSF (Programa Saúde da Família) e não há nem uma autorização da Vigilância Sanitária do Estado para o que eles pretendiam criar", explica Possamai.
Ele acrescentou ainda que o novo prefeito, Gentil Dory da Luz, decidiu pela redução de horário para tentar amenizar os erros cometidos pela administração anterior.
Para tal, o local funciona desde sexta-feira das 8h às 17h como PSF e das 17h às 21h para atendimentos de emergência. "Nosso objetivo é proporcionar atendimento de qualidade para a população", afirma o novo secretário de Saúde.
Apesar disso, o sentimento de ter sido passado para trás ainda paira pelo bairro. "Fizeram todo um caso dizendo que era a primeira unidade 24 horas de Içara e tudo mais. Acho isso uma injustiça com o povo. Tem muita gente que precisa do serviço", diz a dona de casa Cássia Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário