O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Variedades: Profissão Ferreiro: uma tradição familiar a beira de ser extinta


Donato Dal Pont é o único ferreiro de Içara e da região. Em entrevista ao Jornal Içarense, ele contou a trajetória da família ressaltando que a profissão é um dom que nasce em cada um.

A arte de fazer com que a liga do metal ganhe a cor do sol sobre as brasas e o maravilhoso dom de transformar matéria bruta em utensílios que multiplicam as habilidades do homem no meio em que vive foram decisivos para fazer Donato Dal Pont, 59 anos, se apaixonar pela ferraria e atuar na área durante 44 anos.

Donato tinha 15 anos quando soldou o primeiro ferro. A profissão foi uma herança do pai, que assim como ele, começou cedo. Atualmente, Pedro Dal Pont, tem 88 anos e é aposentado. Ele deixou os negócios por conta do filho. "Tenho sete irmãos. Todos nós ajudávamos meu pai nos trabalhos da ferraria, mas o único que persistiu no ramo fui eu", contou o último dos ferreiros da região de Içara.

Dal Pont também revelou que, a partir do ano que vem, Içara não mais contará com os serviços da ferraria. "Assim como o meu pai, eu estou quase me aposentando. Já trabalho há 44 anos nesse ramo, agora preciso descansar", confessou. Sendo assim, a profissão estará completamente extinta da região, pois ninguém mais da família tem interesse no ramo.

Apesar de estar prestes a abandonar o arado, o ferreiro fez questão de ressaltar o quanto é apaixonado pelo ofício. "Ser ferreiro é um dom que as pessoas deveriam melhor valorizar, pois trata-se de uma profissão antiga e fascinante", comentou.

Poucas regiões do país possuem ferraria. A profissão, que tempos atrás era valorizada, hoje está completamente esquecida. Isso graças à evolução da tecnologia que oferece meios mais fáceis para a realização do trabalho.

Um bom exemplo de um livro antigo e que cita o termo é a Bíblia. O primeiro livro (Gênesis) fala de Tubalcaim que teria sido o ancestral de todos os artesãos que trabalham com o ferro e o bronze. Vale observar que o nome bíblico Tubalcaim se compõe de Tubal (região do Oriente, rica em depósitos de metal) e Caim que, em várias línguas semíticas, significa ferreiro. Sendo assim, Tubalcaim seria o apelido de um ferreiro da região de Tubal, a quem a tradição bíblica confere o título de pai de todos os ferreiros de todos os tempos e transforma o cognome em nome próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário