O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Geral: Esporte e ciência unidos na Operação Restinga realizada pelos escoteiros

Pesquisar, estudar e ajudar o meio ambiente em Içara é a meta do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco, que percorrerá, no fim de semana, 16 quilômetros, entre Torneiro e Barra Velha, buscando dados para análise.

Enquanto a maioria dos içarenses não vê a hora de chegar a tão esperada sexta-feira, para se mandar para o Balneário Rincão e descansar durante todo o final de semana, treze integrantes do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco preparam as malas para uma jornada de 16 km, na qual irão coletar material e informação para contribuir com o meio ambiente.

A equipe partirá da barra do Rio Urussanga, na localidade de Torneiro e tem como destino final a barra do Rio Araranguá, na praia de Barra Velha. O objetivo da caminhada, denominada Operação Restinga, é buscar dados sobre a utilização da água potável e também fazer uma análise do avanço da urbanização sobre as áreas de dunas e restingas.


Um grupo, duas árduas tarefas

A parte da equipe que irá pesquisar sobre a água vai ser monitorada pelo biólogo e chefe escoteiro, Geverson Teixeira. A análise será qualitativa e identificará a utilização, a forma de consumo e o uso de ponteiras entre o trecho percorrido. "Será um questionário aplicado com as pessoas que moram na orla, com dez perguntas", explica o presidente do Grupo de Escoteiros, Jorge Rabassa (Chefe Félix).

Uma segunda parte da equipe irá recolher dados sobre o avanço da urbanização na orla do Sul Catarinense. Segundo a Engenheira Civil e chefe escoteira, Emanoela Cardodo Zanchi, que coordenará este grupo, o intuito é verificar se há um respeito da população para com as áreas de preservação permanente e se estas estão sendo povoadas. "Por lei, mesmo você sendo dono de um terreno à beira mar, não pode construir nem ampliar, apenas reformar o imóvel. Caso queira construir, precisa de uma autorização ambiental", ressalta a escoteira do município de Içara.


Treinando para um maior objetivo

O projeto surgiu da necessidade de constatação e da guinada do Grupo de Escoteiros para o envolvimento em ações ambientais no município de Içara e é uma prévia da segunda jornada, que será durante o Carnaval, entre o Balneário Rincão, em Içara, e Farol de Santa Marta, em Laguna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário