O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Variedades: Campanha da Fraternidade 2009: segurança será alvo de discussões

A finalidade da igreja, neste ano, é concientizar a sociedade a colaborar e criar condições para que a paz, a justiça e a segurança sejam praticadas entre as pessoas e o meio em que vivem.


Corrupção e violência serão as palavras-chave da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. Com o lema "A Paz é Fruto da Justiça", a Igreja Católica tem como objetivo levantar um debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção cultural da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade.

Em Içara, no próximo dia 16, a Igreja Católica fará um estudo sobre o tema. Posteriormente, no dia 25 de fevereiro, a CF será oficialmente lançada. De acordo com o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral de Içara (CPP), Miguel José Grassiano, as campanhas, que são realizadas pela igreja desde 1964, têm sido positivas em todos os sentidos. "Buscam-se temas baseados na realidade social, onde se tenta alcançar o indivíduo de modo que ele venha a refletir sobre essas crises, que podem ser tão sérias para o país", explicou o coordenador.


Apesar de a CF ter sido iniciada em 1964, os temas abordados diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a igreja começou a mostrar maior preocupação com a realidade do povo brasileiro. Assim, os temas começaram a dar destaque à promoção da Justiça e a situações existenciais do povo brasileiro, como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria que atingem a muitas famílias carentes no país.


A campanha é realizada todos os anos na quarta-feira de cinzas, um dia logo após o Carnaval. O objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre as dificuldades que assolam o país, num momento em que grande parte da cidade, depois de uma temporada de festas e agito, paralisa essas atividades em nome da igreja, e procura a oração e a reflexão.


"O tema de 2009 mostra a preocupação da igreja no Brasil em criar condições para que os valores do evangelho sejam mais vívidos em uma sociedade que cada dia se torna mais violenta e insegura. Ela procura contribuir para que esse processo seja revertido através da força transformada do Reino de Deus", conta o coordenador Paroquial.


No ano passado o tema da campanha foi "Fraternidade e Defesa da Vida".


Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário